Voltar | Ajuda
     
     Em tempo real  
 Destaques
 Economia
 Educação
 Esportes
 Geral
 Mundo
 Política
 Ciência e Saúde
 Tecnologia e Internet
 Variedades


  VilaBOL
VilaBOL

 
Notícias >
 
Envie esta páginaEnvie esta página

Sexta-feira, 02 de janeiro de 2004 10h02
PF fotografa e recolhe digitais de americanos em Cumbica
da Folha Online

A Polícia Federal iniciou nesta quinta-feira (1º) o sistema de identificação de turistas americanos que desembarcam no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Cumbica, Guarulhos.

Os turistas são fotografados e têm as impressões digitais recolhidas, conforme determina ordem judicial.

A decisão do juiz Julier Sebastião da Silva, de Mato Grosso, foi baseada no princípio da reciprocidade do direito internacional, após ação movida pelo procurador da República José Pedro Taques.

O Departamento de Segurança Interna dos EUA decidiu que turistas serão obrigados a deixar foto e digitais ao ingressar em território americano.

A ação do Ministério Público que provocou a Justiça visa forçar o governo a promover gestões para excluir os brasileiros da lista. Um eventual recurso contra a ordem terá de ser formulado pela Advocacia Geral da União, órgão da presidência da República.

Primeiros identificados

Cerca de 230 cidadãos norte-americanos que desembarcaram nesta quinta-feira no aeroporto internacional de Guarulhos tiveram que se submeter a um procedimento inesperado e, para alguns, humilhante: foram fotografados e tiveram que sujar os dedos para deixar numa ficha suas impressões digitais.

O procedimento continua nesta sexta-feira. O número total de turistas já identificados, porém, ainda não foi divulgado pela PF.

Alguns passageiros reagem contrariados. Os policiais, então, explicam que brasileiros também serão submetidos a essas regras em território norte-americano, a partir da próxima segunda-feira.

Os turistas americanos que chegaram ao Aeroporto Internacional do Rio nesta quinta não foram fichados. Segundo a assessoria de imprensa da Superintendência da PF no Rio, não houve notificação oficial para a mudança no procedimento na chegada de estrangeiros ao país.

Com Folha de S.Paulo

Leia mais
  • PF quer mais agentes em SP para identificar turistas
  • Medida de "fichar" passageiro americano repercute no exterior
  • Ordem é baseada no princípio da reciprocidade
  • Juiz ordena identificação de turista dos EUA
  • Brasileiros se dizem "constrangidos" nos aeroportos dos EUA


    Envie esta páginaEnvie esta página

  • Notícias >