Voltar | Ajuda
     
     Em tempo real  
 Destaques
 Economia
 Educação
 Esportes
 Geral
 Mundo
 Política
 Ciência e Saúde
 Tecnologia e Internet
 Variedades


  VilaBOL
VilaBOL

 
Notícias >
 
Envie esta páginaEnvie esta página

Domingo, 14 de maio de 2006 23h51
Rebeliões simultâneas atingem 54 unidades prisionais de SP
GABRIELA MANZINI
da Folha Online

Rebeliões simultâneas supostamente coordenadas pelo PCC (Primeiro Comando da Capital) atingiam 54 unidades prisionais de São Paulo às 22h deste domingo, de acordo com o governo estadual. Elas estariam ligadas à série de ataques contra forças de segurança do Estado promovida desde sexta-feira (12). Na noite deste domingo, ônibus foram incendiados.

Desde sexta-feira (12), foram registradas rebeliões em 80 penitenciárias, CDPs (Centros de Detenção Provisória) e cadeias públicas do Estado. Do total, 25 eram consideradas controladas, na noite deste domingo.

Entre as unidades rebeladas, apenas a penitenciária feminina Sant'Ana (zona norte de São Paulo) não está superlotada. Ela tem capacidade para 1.600 presas, mas abriga 1.308 atualmente.

Tanto as rebeliões como os ataques são parte da retaliação promovida pelo PCC, à decisão do governo estadual de isolar líderes da facção. Na quinta (11), 765 supostos integrantes do PCC foram levados à penitenciária 2 de Presidente Venceslau (620 km a oeste de São Paulo).

Prejuízos

Na penitenciária 2 de Reginópolis (423 km a noroeste de São Paulo), um dos cinco agentes penitenciários reféns foi liberado pelos presos por problemas de saúde. Levado a um centro de saúde, ele permanece sob observação. Além dos outros quatro carcereiros, 300 visitas eram mantidas no prédio.

Na Penitenciária 2 de São Vicente (74 km a sudeste de São Paulo), os presos subiram até as caixas-d'água da unidade. Alguns familiares que aguardavam informações na porta da cadeia se comunicavam com os detentos por meio de telefones celulares.

No CDP (Centro de Detenção Provisória) de Bauru (343 km a noroeste de São Paulo), um agente disse à Folha que a unidade estava "quebrada". Segundo esse agente, havia no local cerca de 130 visitantes, que eram liberados aos poucos pelos presos.

No CDP de São José dos Campos (91 km a nordeste de São Paulo), o motim terminou às 14h. De acordo com o diretor-geral do presídio, Marcelo Martins, os presos se renderam após a ameaça de entrada da tropa de choque. Durante a revista, foram encontradas facas caseiras.

Leia mais
  • Saiba quais são as unidades prisionais rebeladas; há mais de 230 reféns
  • Suposto ataque a bomba incendeia agência bancária na Grande SP
  • Presos liberados serão investigados; mortos em ataques passam de 60

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o PCC
  • Leia a cobertura completa sobre os ataques do PCC em SP


    Envie esta páginaEnvie esta página

  • Notícias >