Voltar | Ajuda
     
     Em tempo real  
 Destaques
 Economia
 Educação
 Esportes
 Geral
 Mundo
 Política
 Ciência e Saúde
 Tecnologia e Internet
 Variedades


  VilaBOL
VilaBOL

 
Notícias >
 
Envie esta páginaEnvie esta página

Segunda-feira, 22 de julho de 2002 20h08
Recorde de participantes em regata é batido em Ilhabela
da sucursal da Folha em São José dos Campos

A 29ª Semana de Vela de Ilhabela superou todas as expectativas e registrou a presença de 174 veleiros de oceano, recorde absoluto em sua história, com mais de 1.200 tripulantes.

Com 50 barcos a mais que na edição passada, a semana se tornou a maior regata de oceano da América Latina, com representantes de várias partes do Brasil, quatro barcos argentinos, dois velejadores ingleses e um representante de Portugal.

O evento começou na manhã do último sábado, com a regata Eldorado Alcatrazes, com aproximadamente 50 milhas náuticas. Os barcos largaram no canal de São Sebastião, próximo ao píer da Vila, no centro de Ilhabela, com ventos fracos, de apenas seis nós.

Técnica
Mais do que quantidade e a quebra do recorde de inscritos, a 29ª edição da Semana de Vela de Ilhabela foi marcada pela competitividade dos barcos e pela qualidade técnica dos velejadores.

"O evento cresceu em qualidade técnica e também no tamanho dos barcos participantes", comentou o vice-presidente da Federação de Vela do Estado de São Paulo, Carlos Eduardo Sodré.

Segundo ele, os barcos estão muito maiores e, por consequência, mais rápidos.

A partir de 2003, ano que a Semana de Vela de Ilhabela completa 30 anos, algumas regras poderão ser mudadas.

"No futuro, talvez a gente comece a pensar em uma forma de limitar uma quantidade máxima de inscritos. Mas o importante é que o evento está crescendo a cada ano", disse Carlos Eduardo.

Com um grande número de favoritos, nem mesmo os tripulantes quiseram arriscar um resultado para a regata Alcatrazes.

O veleiro Curupira, do comandante Mark Essle, foi o campeão de Alcatrazes, embora tenha ficado na segunda colocação na Semana de Vela do ano passado, vencida pelo veleiro carioca Sorsa, comandado então pelos irmãos Torben e Lars Grael.


Envie esta páginaEnvie esta página

Notícias >