Voltar | Ajuda
     
     Em tempo real  
 Destaques
 Economia
 Educação
 Esportes
 Geral
 Mundo
 Política
 Ciência e Saúde
 Tecnologia e Internet
 Variedades


  VilaBOL
VilaBOL

 
Notícias >
 
Envie esta páginaEnvie esta página

Sexta-feira, 11 de abril de 2003 03h29
Exclusão digital segue o padrão regional
da Folha de S.Paulo, no Rio

A exclusão digital acompanha o mesmo padrão do desenvolvimento econômico regional detectado no Brasil.

Estados de ocupação mais recente ou mais pobres apresentam os menores níveis de inclusão digital. Já os mais ricos são os que possuem maior número de pessoas com computador em casa.

É o que mostra o "Mapa da Exclusão Digital", elaborado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

O Distrito Federal lidera o ranking: 25,32% dos moradores têm computador, segundo dados da Pnad (Pesquisa Nacional de Amostras de Domicílios) de 2001.

São Paulo aparece em seguida, com 21,75%. Depois, aparecem Rio de Janeiro (17,92%), Santa Catarina (16,2%) e Paraná (14,13%).
No caso dos mais conectados à internet, o ranking permanece inalterado.

Campeão de exclusão
O Estado com maior índice de exclusão digital é o Maranhão, onde apenas 2,38% dos habitantes possuem computador.

Na sequência aparecem Amapá, Piauí e Tocantins.

O coordenador do Centro de Políticas Sociais da FGV, Marcelo Neri, afirmou que há no Brasil um "avanço grande" nessa área, apesar de o país ainda ter um grau de inclusão longe do observado em países desenvolvidos.

Neri cita uma pesquisa do Fórum Econômico Mundial na qual o Brasil aparecia no 38º lugar entre as nações mais informatizadas em 2001. Subiu para a 29ª posição no ano seguinte, diz.

Segundo o coordenador, o Brasil tem um nível de incluídos semelhante ao da África do Sul, da Índia e de alguns países do Leste Europeu.

São Paulo

Entre as cinco cidades com maior número de pessoas com computador no país, duas estão no Estado de São Paulo.

São elas São Caetano, no ABC paulista, que lidera a lista nacional (41% de inclusão) e a litorânea Santos, em terceiro lugar (33%).

Além dessas duas, aparecem no rol das cinco cidades mais "incluídas" no Estado de São Paulo Vinhedo (27,78%), Campinas (27,82%) e Águas de São Pedro (27,67%).

Apesar de São Paulo concentrar 22,30% do total de pessoas que possuem computador no país, existem cidades do interior paulista onde não existia em 2001 nem sequer um computador. É o caso de Arco-Íris, Torre de Pedra e Barra do Chapéu, de acordo com a FGV.

São Paulo é também o Estado brasileiro com o maior percentual de estudantes frequentando escolas com acesso a computador: 49,7%.

Envie esta páginaEnvie esta página

Notícias >