Voltar | Ajuda
     
     Em tempo real  
 Destaques
 Economia
 Educação
 Esportes
 Geral
 Mundo
 Política
 Ciência e Saúde
 Tecnologia e Internet
 Variedades


  VilaBOL
VilaBOL

 
Notícias >
 
Envie esta páginaEnvie esta página

Terça-feira, 16 de dezembro de 2003 15h43
Celulares com câmera representam gastos e riscos para empresas
da Folha Online

O grupo de análises e consultoria de mercado The Meta Group alerta que os telefones celulares com câmera fotográfica representam gastos adicionais e riscos à segurança das empresas.

A empresa prevê que dentro de dois a três anos a maioria dos aparelhos trará uma máquina fotográfica embutida, já que adicionar esse recurso custa apenas cerca de US$ 5 por aparelho --para o fabricante.

Porém, Jack Gold, analista do Meta Group, diz que as corporações que oferecem celular a seus funcionários e que estão avaliando os aparelhos com novos recursos devem exigir que o fabricante ou a operadora desabilite a câmera ou venda um aparelho sem ela.

O motivo, segundo Gold, é simples: os aparelhos com câmera digital expõem mais facilmente os dados da companhia. Por exemplo, com eles um funcionário mal-intencionado consegue capturar imagens de como uma fábrica funciona.

Além disso, pode gerar processos por danos morais e acarretar despesas para as companhias, sugere o Meta Group.

O grupo de pesquisas diz que ainda não existe uma política eficaz para proteger as empresas desses problemas. Mas acredita que políticas internas e a educação dos funcionários seja uma boa saída.

De acordo com o Meta Group, em cinco anos haverá cerca de 1 bilhão de celulares com câmera em uso no mundo.

Envie esta páginaEnvie esta página

Notícias >