Voltar | Ajuda
     
     Em tempo real  
 Destaques
 Economia
 Educação
 Esportes
 Geral
 Mundo
 Política
 Ciência e Saúde
 Tecnologia e Internet
 Variedades


  VilaBOL
VilaBOL

 
Notícias >
 
Envie esta páginaEnvie esta página

Quarta-feira, 16 de abril de 2003 18h48
EUA são acusados de matar 17 iraquianos em Mossul em dois dias
da Folha Online

A cidade de Mossul, norte do Iraque, foi palco de tiroteios pelo segundo dia consecutivo. Entre ontem e hoje, 17 pessoas morreram e 18 ficaram feridas na terceira maior cidade do país.

Testemunhas iraquianas disseram que ontem e hoje as forças norte-americanas dispararam contra a multidão, enquanto os oficiais dos EUA disseram ter respondido a fogo hostil.

O Comando Central dos EUA no Qatar confirmou que tropas americanas mataram ontem sete iraquianos durante uma manifestação, mas não comentou a acusação de que soldados dos EUA teriam matado civis iraquianos hoje. Segundo autoridades hospitalares, 14 pessoas morreram ontem e três hoje.

"As forças de coalizão efetivamente dispararam. Os disparos foram mortais e vários iraquianos morreram. Achamos que foram uns sete e achamos que também há feridos", declarou Vincent Brooks, porta-voz do Comando Central.




Segundo o general, os marines que tomaram posição em um edifício governamental de Mossul responderam a disparos de um "numeroso" grupo de manifestantes hostis que tentava invadir o prédio.

"Era claramente um ataque", disse Brooks.

Segundo três testemunhas entrevistadas pela agência de notícias France Presse e declarações de feridos obtidas pela equipe do hospital, os militares norte-americanos dispararam contra uma multidão hostil a Mashan al Juburi, novo prefeito da cidade, que fazia um discurso favorável aos Estados Unidos na praça do governo.

O tiroteio de hoje aparentemente começou com uma tentativa da polícia de retirar saqueadores do Banco Central, em frente à sede do governo. O banco foi incendiado.

Um policial encarregado de conter os saques, ferido na operação, disse que a polícia disparou para o ar para dispersar a multidão e as tropas dos EUA dispararam de cima prédio do governo.

Um fuzileiro naval negou que a multidão tenha sido alvo das tropas dos EUA.

Os EUA tomaram Mossul, a terceira maior cidade do Iraque na sexta-feira (11). Como em outras cidades tomadas, as tropas norte-americanas tentam restabelecer a ordem -após a invasão, a cidade foi palco de saques e destruição.

Com agências internacionais

Especial
  • Saiba tudo sobre a guerra no Iraque

    Envie esta páginaEnvie esta página

  • Notícias >