Voltar | Ajuda
     
     Em tempo real  
 Destaques
 Economia
 Educação
 Esportes
 Geral
 Mundo
 Política
 Ciência e Saúde
 Tecnologia e Internet
 Variedades


  VilaBOL
VilaBOL

 
Notícias >
 
Envie esta páginaEnvie esta página

Terça-feira, 27 de maio de 2003 10h50
Iraniano costura olhos, boca e orelhas para evitar deportação
da Folha Online

Um refugiado iraniano, que vive na cidade de Nottingham (na região central da Inglaterra) costurou seus olhos, orelhas e sua boca em protesto contra um plano de deportação contra ele. Abas Amini, 33, teme sofrer represálias e ser torturado por ativistas dissidentes se voltar ao Irã.

Darren Staples/Reuters
Iraniano costura olhos, boca e orelhas para evitar deportação
Amini, que faz greve de fome e já tentou tirar a própria vida pondo fogo em seu corpo, na semana passada, --por medo de ser deportado--, disse que tentará o suicídio se for forçado a voltar para seu país, segundo informações do jornal britânico "The Guardian".

De acordo com o jornal, Amini, comunista e membro de um movimento rebelde curdo do Irã, protesta contra uma decisão do departamento de imigração do Reino Unido, que decidiu rever a situação de asilo em que o iraniano vive no país.

Ele recebeu asilo político há dois meses, concedido por um tribunal de imigração, mas o Ministério do Interior decidiu recorrer da decisão, o que gerou seu protesto.

"Eu não sei o que posso fazer para resolver essa situação e poder viver como um ser humano", disse Amini. "Eu passei muitos anos em prisões, sendo torturado. Eu foi forçado a fugir para cá."

De acordo com o "Guardian", Amini escapou da prisão e chegou ao Reino Unido há dois anos. Membros da Fundação Médica de Cuidados a Vítimas de Tortura, uma organização não-governamental, encontrou evidência de açoite e tortura no corpo de Amini, além de muitos "danos psicológicos".



Envie esta páginaEnvie esta página

Notícias >