| Quinta-feira, 17 de março de 2005 22h03 Senado dos EUA se mobiliza para manter Terri Schiavo viva da France Presse, em Washington
O Senado americano aprovou nesta quinta-feira um projeto de lei para tentar manter viva Terri Schiavo, que está em estado vegetativo há 15 anos e cujos aparelhos podem ser desligados a partir de amanhã.
Após 15 minutos de debate público, o Senado adotou um texto feito sob medida para o "caso Terri", que permite que seus pais apelem à Justiça Federal para, ao menos, adiar o desligamento do tubo de alimentação.
Para ser considerada lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara dos Representantes. O presidente George W. Bush já antecipou que está disposto a apoiar a causa.
"Terri está viva, o Congresso tem o dever legislativo e moral de fazer o que puder para salvá-la", declarou o líder da maioria republicana na Câmara de Representantes, Tom DeLay.
O Supremo Tribunal da Flórida determinou hoje que é inconstitucional a lei que mantém viva Terri Schiavo, que apresenta estado vegetativo desde 1990 e cujo caso gerou uma verdadeira batalha entre seu marido, Michael Schiavo, que quer desconectar os aparelhos, e o governador Jeb Bush, que está do lado dos pais da paciente.
O caso terminou no Supremo Tribunal, porque Jeb Bush, irmão do presidente, interveio na polêmica e defendeu a aprovação de uma lei que proibiu os médicos de desligarem os aparelhos que mantêm Terri viva.
A maioria dos médicos avalia, no entanto, que ela não tem chances de se recuperar.
Especial Leia o que já foi publicado sobre Terri Schiavo
|