Voltar | Ajuda
     
     Em tempo real  
 Destaques
 Economia
 Educação
 Esportes
 Geral
 Mundo
 Política
 Ciência e Saúde
 Tecnologia e Internet
 Variedades


  VilaBOL
VilaBOL

 
Notícias >
 
Envie esta páginaEnvie esta página

Quinta-feira, 20 de janeiro de 2005 15h37
Lula vai mediar crise entre Venezuela e Colômbia, diz FT
da Folha Online

O jornal britânico "Financial Times" publicou reportagem afirmando que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai medidar a crise entre Venezuela e Colômbia. Lula esteve ontem em Letícia, cidade colombiana que faz fronteira com o Brasil, para encontrar-se com o presidente Álvado Uribe.

Na reportagem, o jornal lembrou que a crise entre os dois países foi gerada por causa de um suposto seqüestro de um integrante das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) em território venezuelano.

A Colômbia, de acordo com a reportagem, acusa a Venezuela de abrigar terroristas procurados pelas autoridades colombianas, enquanto a Venezuela chamou seu embaixador para Caracas em protesto e suspendeu unilateralmente os laços comerciais.

De acordo com o jornal, como Lula mantém relações relativamente cordiais com os dois países, uma tentativa de resolver o impasse seria considerada pelo presidente venezuelano Hugo Chávez. O jornal revelou ainda que o ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Ali Rodriguez, afirmou que o país quer "superar essa situação, para que termine como um incidente do passado".

Impasse

Segundo a reportagem, o governo da Colômbia disse que Rodrigo Granda, o representante da guerrilha, foi capturado por soldados venezuelanos e entregue à Colômbia depois da oferta de uma recompensa. A Venezuela afirma que a Colômbia, ajudada pela CIA americana, subornou guardas nacionais venezuelanos para efetuar um seqüestro "ilegal", que violou sua soberania.

A matéria revela ainda que a Colômbia estaria reunindo informações para sustentar sua alegação de que o governo Chávez apóia as Farc, grupo classificado como terrorista pelos Estados Unidos e pela Europa. A Interpol, ainda segundo o "Financial Times", distribuiu documentação em setembro passado, inclusive para seu representante na Venezuela, detalhando a história de Granda.

Mesmo que um acordo para a disputa diplomática seja obtido pelo presidente brasileiro, permanecerá a questão espinhosa do alegado apoio da Venezuela às Farc.

Leia mais
  • Erramos: Lula vai mediar crise entre Venezuela e Colômbia, diz FT
  • Lula relança Projeto Rondon e se encontra com presidente da Colômbia

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o presidente Lula


    Envie esta páginaEnvie esta página

  • Notícias >