Voltar | Ajuda
     
     Em tempo real  
 Destaques
 Economia
 Educação
 Esportes
 Geral
 Mundo
 Política
 Ciência e Saúde
 Tecnologia e Internet
 Variedades


  VilaBOL
VilaBOL

 
Notícias >
 
Envie esta páginaEnvie esta página

Segunda-feira, 21 de julho de 2003 17h20
Emagrecedores brasileiros contêm substância perigosa à saúde
da Folha Online

Um estudo conduzido na Universidade de Brasília (UnB) revelou que uma substância utilizada em alguns remédios para emagrecer no país representa risco à saúde.

O tiratricol é um análogo sintético do hormônio da tireóide e ajuda a emagrecer por acelerar o metabolismo. A substância pode causar taquicardia, febre, náusea, vômito, diarréia, fraqueza, hipertensão e infarte. Por ter efeito cumulativo, permanece no corpo por até sete dias.

"O organismo já produz hormônios da tireóide naturalmente e não necessita do tiratricol", explica professor Otávio Nóbrega, que conduziu o estudo ao lado da pesquisadora Margô Karnikowski, do Núcleo de Estudos em Saúde Pública (Nesp) da UnB. "Ingerir uma sustância semelhante resulta numa taxa elevada e causa a hipertireóide, entre outros males."

O professor afirma que a aceleração das funções metabólicas faz com que o consumidor do tiratricol elimine micronutrientes importantes à saúde.

A substância é encontrada também em suplementos consumidos por fisiculturistas, os quais --como a maioria das drogas para emagrecimento-- são vendidos sem receita médica.

"Esse fato exige da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) mais controle", afirma Nóbrega. Ele encaminhou a pesquisa para o órgão e o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), ligado ao Ministério da Justiça. A pesquisa foi conduzida em parceria com o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor).

Envie esta páginaEnvie esta página

Notícias >