Voltar | Ajuda
     
     Em tempo real  
 Destaques
 Economia
 Educação
 Esportes
 Geral
 Mundo
 Política
 Ciência e Saúde
 Tecnologia e Internet
 Variedades


  VilaBOL
VilaBOL

 
Notícias >
 
Envie esta páginaEnvie esta página

Sexta-feira, 08 de agosto de 2003 17h18
Telescópio Hubble capta "canibalismo" entre galáxias; veja foto
da Folha Online

Assim como os astrônomos suspeitavam há muito tempo, uma grande galáxia está engolindo outra menor. Mas agora, pela primeira vez, eles conseguiram uma evidência do fenômeno: o telescópio espacial Hubble fotografou o "canibalismo galáctico".

Divulgação/Nasa
A imagem, captada por uma nova câmera instalada no Hubble, é de uma grande galáxia, com uma extensa cauda, chamada pelos astrônomos de "Girino".

A "Girino" domina a imagem, mas há um segundo corpo celeste, tão luminoso quanto ela e também na forma de espiral, que acompanha o formato da galáxia e parece estar ligado a ela.

Astrônomos norte-americanos e australianos ficaram intrigados pela imagem e, para resolver o mistério, recorreram a outro telescópio, o Keck, instalado no Havaí.

Segundo os cientistas, o telescópio Keck conseguiu capturar imagens de levas de estrelas da pequena galáxia que são capturadas para dentro da outra.

O fenômeno de "canibalismo galáctico", causado pela atração gravitacional que a galáxia maior exerce sobre a menor, acontece a 2 bilhões de anos-luz da Terra, cerca de 18,9 sextilhões de quilômetros.

Astrônomos que estudam a formação e as transformações que as galáxias sofrem já reconheciam que esse tipo de interação poderia acontecer. Mas essa é a primeira vez que uma imagem do Hubble, auxiliada por observações de um telescópio terrestre e animações por computador, conseguiu ilustrar o fenômeno.

A descoberta foi publicada na edição de ontem na "Science Express".

Envie esta páginaEnvie esta página

Notícias >