Voltar | Ajuda
     
     Em tempo real  
 Destaques
 Economia
 Educação
 Esportes
 Geral
 Mundo
 Política
 Ciência e Saúde
 Tecnologia e Internet
 Variedades


  VilaBOL
VilaBOL

 
Notícias >
 
Envie esta páginaEnvie esta página

Quarta-feira, 10 de dezembro de 2003 18h16
Tabaco aumenta riscos de câncer colo-retal
da Agência Lusa

Os riscos de câncer colo-retal aumentam claramente com o consumo de tabaco, e a existência de um familiar já atingido por esta doença deve ser um sinal de alarme, indica estudo publicado hoje no "Journal of the American Medical Association".

Uma equipe de cientistas norte-americanos examinou 3.121 pacientes de mais de 50 anos (96,8% de homens) sem sintomas de câncer. Concluíram que o risco de câncer colo-retal aumenta 85% nos fumantes.

O fator de risco na formação de tumores é também 66% maior para quem tenha um familiar próximo atingido pela doença. Os pesquisadores afirmam ainda que o elevado consumo de álcool aumenta levemente (mais 2%) o risco deste tipo de câncer.

Pelo contrário, o consumo de fibras de cereais e a ingestão de vitamina D parecem diminuir os riscos de câncer colo-retal em 5% e 6%, respectivamente, enquanto a tomada de um anti-inflamatório sem esteróides diminui esse risco em 34%.

Os cientistas citaram ainda outros fatores marginais de redução do risco, como atividade física e o consumo de coquetéis de vitaminas, de cálcio e de gorduras derivadas da carne vermelha.

"Será prudente recomendar aos pacientes que deixem de fumar, reduzam o seu consumo de álcool e façam exercícios regularmente, no quadro de medidas gerais de prevenção", dizem os autores do estudo.

Envie esta páginaEnvie esta página

Notícias >