Voltar | Ajuda
     
     Em tempo real  
 Destaques
 Economia
 Educação
 Esportes
 Geral
 Mundo
 Política
 Ciência e Saúde
 Tecnologia e Internet
 Variedades


  VilaBOL
VilaBOL

 
Notícias >
 
Envie esta páginaEnvie esta página

Domingo, 21 de dezembro de 2003 02h28
Peru reforça medidas preventivas contra a reaparição da Sars em Taiwan
da France Presse, em Lima (Peru)

O Peru reforçou as suas medidas de prevenção contra a Sars (síndrome respiratória aguda grave) depois que foi registrado um caso da doença em Taiwan no último dia 17, informou neste sábado o Ministério da Saúde.

A primeira ação foi implementar um sistema de vigilância da Sars e outro de alerta-resposta sanitário se um possível caso aparecer no aeroporto internacional de Lima, principal terminal aéreo do país.

As autoridades peruanas afirmaram que no Peru não se detectou caso algum desta doença desde que o alerta epidemiológico foi declarado no final de 2002, quando os primeiros casos foram revelados na China.

A Sars é uma doença nova, cujo agente causador é o coronavírus. Seus sintomas são febre e dificuldades respiratórias que podem levar à morte, explicou o Ministério da Saúde.

Na quarta-feira passada, as autoridades de Taiwan anunciaram que um homem de 44 anos contraiu Sars no dia 5 de dezembro, quando trabalhava em estudos do vírus em um centro médico militar.

A doença apareceu em novembro de 2002 na região de Cantão, ao sul da China, e se propagou depois para Pequim, Hong Kong, Taiwan, Cingapura, Vietnã e Canadá.

Até o momento, foram registrados 8.098 casos em 29 países, com 774 mortes, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Um estudo recente publicado na revista médica americana "New England Journal of Medicine" revela que "a transmissão da Sars pode acontecer em um avião quando as pessoas infectadas viajam durante a fase sintomática da doença".


Envie esta páginaEnvie esta página

Notícias >