| Segunda-feira, 12 de janeiro de 2004 17h32 Cuba pesquisa vacinas contra a salmonela, dengue, cólera e hepatite C da France Presse, em Havana (Cuba)
Cientistas cubanos pesquisam vacinas de combate à salmonela, dengue, cólera e hepatite C, doenças de grande incidência no Terceiro Mundo, informou o diretor do Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia, Eduardo Martínez Díaz.
Esses trabalhos se somam a um projeto de vacina terapêutica contra a Aids, cujos testes clínicos podem começar ainda este ano, e a outras quatro vacinas de combate ao câncer, esta em teste clínico, disse Martínez.
Cuba fabrica atualmente sete das dez vacinas que integram o Programa Nacional de Imunização e oito dos 13 antígenos que as compõem, o que significa uma redução de custos, diminuição das importações e aumento do saldo de exportação do país.
O programa de vacinação cubano para crianças menores de 18 meses engloba 13 enfermidades, entre elas a poliomielite, tétano neonatal, difteria, sarampo, rubéola, parotidite, meningoencefalite e hepatite B.
|