Voltar | Ajuda
     
     Em tempo real  
 Destaques
 Economia
 Educação
 Esportes
 Geral
 Mundo
 Política
 Ciência e Saúde
 Tecnologia e Internet
 Variedades


  VilaBOL
VilaBOL

 
Notícias >
 
Envie esta páginaEnvie esta página

Segunda-feira, 16 de fevereiro de 2004 15h58
Tintura de cabelo aumenta risco de câncer do sistema linfático
da Folha Online

O uso prolongado de tintura de cabelo pode representar um aumento do risco de desenvolvimento de um tipo de câncer do sistema linfático conhecido como NHL, indica uma pesquisa da Universidade de Yale, nos Estados Unidos.

De acordo com Tongzhang Zheng, professor associado da Escola de Medicina de Yale, o aumento do risco de NHL foi encontrado entre as mulheres que começaram a usar tintura para cabelo antes de 1980.

"As mulheres que utilizaram escurecedor permanente de cabelos por mais de 25 anos foram as que mostraram os mais altos níveis de risco", afirma Zheng.

De acordo com o especialista, nos últimos anos, houve um considerável aumento de casos deste tipo de câncer do sistema linfático --parte do sistema circulatório do corpo.

Entretanto, pouco se sabe sobre a origem e os fatores de risco responsáveis pelo crescimento da incidência de NHL.

Os estudos anteriores que tentaram relacionar as tinturas de cabelo e o NHL foram contraditórios e inconclusivos. A pesquisa da equipe de Zheng é a primeira a levar em consideração o tempo de uso das tinturas.

O estudo durou seis anos e teve a participação de 601 mulheres com idade entre 21 e 84 anos. Todas elas diagnosticaram uma variedade de subtipos de NHL.

Zheng e sua equipe não encontraram um aumento de risco de NHL entre as mulheres que começaram a usar produtos colorantes depois de 1980.

"As tinturas para cabelo sofreram uma tremenda mudança nos últimos 20 anos", disse Zheng. "Desde 1980, muitas substâncias cancerígenas foram removidas das fórmulas."

"Isto pode refletir as mudanças nas fórmulas das tinturas ao longo destas duas décadas, ou indicar que as usuárias recentes ainda estão em um período latente", disse Yawei Zhang, pesquisador que também participou do estudo.

Envie esta páginaEnvie esta página

Notícias >