Voltar | Ajuda
     
     Em tempo real  
 Destaques
 Economia
 Educação
 Esportes
 Geral
 Mundo
 Política
 Ciência e Saúde
 Tecnologia e Internet
 Variedades


  VilaBOL
VilaBOL

 
Notícias >
 
Envie esta páginaEnvie esta página

Quinta-feira, 19 de fevereiro de 2004 18h33
Siameses filipinos passam por terceira cirurgia de separação nos EUA
da France Presse, em Nova York (EUA)

Siameses filipinos unidos pela cabeça se submeterão, na próxima sexta-feira (20), à terceira e, potencialmente, mais perigosa etapa do processo cirúrgico de separação.

O objetivo da operação é separar duas veias compartilhadas, situadas na parte de trás da cabeça, que correm o risco de sofrer uma ruptura durante o procedimento.

Se a terceira operação tiver sucesso, a equipe do hospital Montefiore, de Nova York, deve realizar uma quarta cirurgia, no mês de maio, para separar os bebês definitivamente.

Carl e Clarence Aguirre, que atualmente têm 22 meses de idade, chegaram aos Estados Unidos no dia dez de setembro do ano passado.

A primeira operação --realizada no dia 20 de outubro-- consistiu na aplicação de bolsas infláveis sob o couro cabeludo, que recebem progressivamente uma solução salina para esticar o tecido. O objetivo é garantir que exista pele suficiente para cobrir o crânio de cada irmão.

A segunda operação, em 24 de novembro, continuou com o processo de separar a rede venosa das crianças.

Em média, é registrado no mundo um caso de siameses a cada 200 mil partos. As crianças unidas pela cabeça são extremamente raras e representam um nascimento a cada 10 milhões.

Envie esta páginaEnvie esta página

Notícias >