Voltar | Ajuda
     
     Em tempo real  
 Destaques
 Economia
 Educação
 Esportes
 Geral
 Mundo
 Política
 Ciência e Saúde
 Tecnologia e Internet
 Variedades


  VilaBOL
VilaBOL

 
Notícias >
 
Envie esta páginaEnvie esta página

Quarta-feira, 10 de março de 2004 10h28
Filmes dos EUA induzem crianças e adolescentes ao fumo
da France Presse, em Los Angeles (EUA)

Um estudo feito pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, mostra que 80% dos filmes americanos mostram várias pessoas fumando, muitas delas no papel principal, induzindo crianças e adolescentes ao fumo.

Nada menos que 56% dos filmes produzidos pelos estúdios Disney, Time Warner e Sony direcionados a crianças e adolescentes transmitem uma imagem positiva do cigarro, adverte o estudo, que analisou 775 filmes norte-americanos lançados nos últimos cinco anos.

"Nos últimos anos, as autoridades tentaram educar a indústria do entretenimento sobre as conseqüências de os heróis do cinema aparecerem na tela fumando", diz o relatório elaborado por Stanton Glantz, da Universidade da Califórnia.

"Embora centenas de crianças comecem a fumar por causa do que vêem nas telas, este estudo mostra que não houve nenhum avanço na indústria do cinema no sentido de combater este mal", acrescenta Glantz. "O público disse: 'chega'. É preciso ter medidas políticas que eliminem o cigarro das telas do cinema."

De acordo com o estudo, os filmes dirigidos aos adolescentes --fase da vida em que a maioria das pessoas começa a fumar-- são os que mais exibem fumantes, sempre charmosos e atraentes.

O tabagismo é a primeira causa de morte nos Estados Unidos. Este ano, cerca de 440 mil norte-americanos devem morrer por causa das doenças relacionadas ao cigarro.

Envie esta páginaEnvie esta página

Notícias >