| | Quinta-feira, 25 de março de 2004 18h25 Suécia quer regulamentar pesquisa em clonagem terapêutica da Folha Online
O governo sueco anunciou nesta quinta-feira que enviará um projeto de lei ao parlamento para regulamentar as pesquisas sobre a clonagem humana para fins terapêuticos.
O projeto de lei, que será apresentado na próxima segunda-feira (29), também prevê o veto à clonagem reprodutiva.
O objetivo é fazer o país avançar na pesquisa com células-tronco, uma das questões mais avançadas e polêmicas da biotecnologia.
Células-tronco são como coringas, ou seja, células neutras que ainda não possuem características que as diferenciem como uma célula da pele ou do músculo, por exemplo.
Essa capacidade em se diferenciar em outros tecidos têm chamado a atenção dos cientistas. Muitos estudos têm mostrado que as células-tronco podem recompor tecidos danificados e, assim, teoricamente, tratar um infindável número de problemas, como alguns tipos de câncer, o mal de Parkinson e de Alzheimer, doenças degenerativas e cardíacas ou até mesmo fazer com que pessoas que sofreram lesão na coluna voltem a andar.
As células-tronco mais potentes são aquelas extraídas de embriões, pois podem se desenvolver em praticamente qualquer tecido do corpo. Só que, para evitar rejeições, o melhor seria utilizar um embrião clonado do próprio paciente. Este procedimento apenas não serve para pessoas portadoras de doenças genéticas.
Atualmente, a Suécia é líder na pesquisa desta área. Apenas a Universidade de Gotemburgo tem a patente de 19 linhagens de células-tronco, a maior do mundo.
Com France Presse
|