Voltar | Ajuda
     
     Em tempo real  
 Destaques
 Economia
 Educação
 Esportes
 Geral
 Mundo
 Política
 Ciência e Saúde
 Tecnologia e Internet
 Variedades


  VilaBOL
VilaBOL

 
Notícias >
 
Envie esta páginaEnvie esta página

Segunda-feira, 12 de abril de 2004 11h37
Lados do cérebro de gênios da matemática interagem melhor
da Folha Online

A melhor interação entre os dois lados do cérebro pode estar na origem da genialidade para a matemática.

Segundo estudo publicado pela revista "Neuropsychology", cientistas da Universidade de Melbourne, na Austrália, e do exército norte-americano sustentam a idéia de que os jovens com facilidade para a matemática são melhores ao transmitir e integrar informações entre os hemisférios cerebrais.

"Não há um módulo especial em algum lugar do cérebro, mas uma melhor organização funcional", disse Michael O'Boyle, um dos autores do trabalho.

Para chegar à conclusão, os pesquisadores estudaram 60 homens. Destes, 18 com média de 14 anos de idade apresentavam talentos excepcionais para a matemática; outros 18, com média de idade de 13 anos, tinham inteligência mediana para a matemática, enquanto 24 eram estudantes universitários com idade média de 20 anos.

De acordo com os pesquisadores, o lado esquerdo do cérebro é responsável pelo pensamento lógico enquanto que o direito está relacionado ao pensamento estético e criativo.

Nos testes aplicados, os garotos com talentos precoces para os números demonstraram ser igualmente bons no processamento de elementos globais e locais em ambos os hemisférios cerebrais. Isso demonstra uma maior cooperação entre os lados direito e esquerdo da mente.

Já para a maioria dos adolescentes e estudantes universitários, o lado esquerdo do cérebro foi mais rápido para associações detalhadas e locais, enquanto o lado direito funcionou melhor para associações gerais.

Envie esta páginaEnvie esta página

Notícias >