| | Terça-feira, 08 de junho de 2004 13h08 Droga prolonga vida de pacientes com câncer de próstata da France Presse, em Nova Orleans (EUA)
Uma droga permitiu prolongar a vida de homens com diagnóstico de câncer de próstata e reduzir a dor em pacientes que não reagiam mais ao tratamento hormonal, disseram pesquisadores durante o congresso da Sociedade Americana de Oncologia Clínica, em Nova Orleans, na Louisiana.
Trata-se do primeiro exemplo de quimioterapia eficaz para este tipo de câncer com o medicamento docetaxel.
O estudo tem "maiores implicações na forma como vamos tratar o câncer de próstata", disse Robert Mayer, do instituto Dana-Farber de Boston.
O primeiro teste feito nos Estados Unidos mostrou que o remédio permitiu prolongar a sobrevida média em dois meses --de 16 para 18 meses-- em 334 homens com câncer de próstata resistente ao tratamento hormonal.
"Os resultados mostram que o docetaxel pode tratar de forma eficaz o câncer de próstata e, a partir de agora, é um tratamento ao qual podemos apelar", disse Daniel Petrylak, da Universidade de Columbia, em Nova York, responsável pelo estudo.
Um segundo estudo, que combinou pesquisas norte-americanas, canadenses e européias mostrou que o docetaxel fez a sobrevida média passar de 17,4 para 18,9 meses.
"É a primeira prova de uma melhora da sobrevida gerada pela quimioterapia em pacientes com câncer de próstata resistente [à terapia hormonal]", disse Mario Eisenberger, da faculdade de Medicina Johns Hopkins, em Baltimore, autor do estudo.
Especial Arquivo: leia mais notícias sobre câncer
|