Voltar | Ajuda
     
     Em tempo real  
 Destaques
 Economia
 Educação
 Esportes
 Geral
 Mundo
 Política
 Ciência e Saúde
 Tecnologia e Internet
 Variedades


  VilaBOL
VilaBOL

 
Notícias >
 
Envie esta páginaEnvie esta página

Quinta-feira, 24 de junho de 2004 19h01
Brasileiros usam célula-tronco para criar dente de camundongo
LEONARDO MEDEIROS
da Folha Online

Dois pesquisadores da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) conseguiram criar dentes de camundongos usando células-tronco adultas--um trabalho que, no futuro, pode permitir às pessoas repor dentes perdidos.

Trabalhando no Instituto Forsyth, dos Estados Unidos, o casal Monica e Silvio Duailibi adaptou ao camundongo --um mamífero com características fisiológicas mais próximas às dos seres humanos-- uma técnica já utilizada com sucesso em 2002 para criar dentes de porcos.

Para o trabalho, Monica e seu marido retiraram células-tronco de germes dentais --dentes em estágio inicial de formação. Estas células foram cultivadas em laboratório e depois agregadas a moldes feitos de polímero biodegradável.

Estes moldes, então, foram implantados no abdômen dos camundongos --uma região vascularizada e com capacidade de nutrir estas células até a formação do novo dente.

"Depois de 12 semanas, nós abrimos o abdômen dos camundongos e constatamos a presença de tecido mineralizado", disse a pesquisadora, referindo-se à formação da coroa dentária.

Segundo Monica, o passo seguinte da pesquisa é tentar criar um novo dente implantando o molde com células-tronco diretamente na mandíbula. Os resultados desta etapa devem ser divulgados ainda este ano.

Aplicação

Se tiverem sucesso neste último teste, os cientistas acreditam que terão dado um passo importante no desenvolvimento de um método para repor dentes humanos perdidos fazendo crescer na mandíbula um novo dente proveniente de células-tronco do próprio indivíduo.

Caso o método seja efetivo, os primeiros testes em seres humanos devem começar em sete anos.

O maior problema, segundo Monica, é que nem todos os indivíduos adultos possuem germes dentais, como sisos que ainda não nasceram.

"É por isso que estamos considerando também tirar [células-tronco] de outras fontes", conclui a pesquisadora, citando regiões do corpo ricas neste tipo de célula como a medula óssea.

De acordo com uma pesquisa da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) divulgada em maio, cerca de 14,4% dos brasileiros já perderam todos os dentes --isso representa uma população de 26 milhões de pessoas.

Especial
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre saúde bucal
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre células-tronco


    Envie esta páginaEnvie esta página

  • Notícias >