Voltar | Ajuda
     
     Em tempo real  
 Destaques
 Economia
 Educação
 Esportes
 Geral
 Mundo
 Política
 Ciência e Saúde
 Tecnologia e Internet
 Variedades


  VilaBOL
VilaBOL

 
Notícias >
 
Envie esta páginaEnvie esta página

Sábado, 31 de julho de 2004 05h51
Cientistas descobrem "cervejaria" indígena de mil anos no Peru
da Associated Press

Eis uma descoberta arqueológica que até o bebedor médio de qualquer bar pode apreciar: uma espécie de cervejaria primitiva.

Um grupo de cientistas do Museu Field, de Chicago, descobriu uma fábrica primitiva nas montanhas ao sul do Peru, na qual membros do império huari, uma civilização indígena extinta, produziam há mais de 1.000 anos a chicha, uma bebida alcoólica parecida com a cerveja.

Não era uma operação caseira, mas algo que garantia o suprimento da bebida mesmo quando dezenas ou até centenas de huaris decidiam beber ao mesmo tempo.

"Esta era uma produção em larga escala que eles mantinham para fornecer bebida para um número grande de pessoas", disse Patrick Ryan Williams, curador-assistente do museu.

Segundo o pesquisador, a cervejaria pode ser a mais velha instalação do gênero já encontrada nos Andes e antecede o império inca em pelo menos quatro séculos.

Cientistas há muito sabem que os huaris faziam a bebida, mas nada do tamanho da cervejaria que acharam. Baseado na sala de fermentação que continha peças de cerâmica de 38 a 57 litros , Williams estima que a instalação podia produzir até alguns milhares de litros de chicha por dia.

A "chicharia" foi descoberta durante a escavação de Cerro Baul, uma cidade a 2.400 metros do nível do mar que foi ativa de 600 a 1.000 d.C. e tinha uma população de 1.000 a 2.000 pessoas.

Segundo Williams, a elite da civilização huari convocava para grandes festas pessoas vindas de todas as partes do império, que se estendia do sul ao norte do Peru.


Envie esta páginaEnvie esta página

Notícias >