Voltar | Ajuda
     
     Em tempo real  
 Destaques
 Economia
 Educação
 Esportes
 Geral
 Mundo
 Política
 Ciência e Saúde
 Tecnologia e Internet
 Variedades


  VilaBOL
VilaBOL

 
Notícias >
 
Envie esta páginaEnvie esta página

Sábado, 16 de outubro de 2004 03h33
FDA alerta para riscos de suicídio entre jovens que usam antidepressivos
da France Presse, em Washington (EUA)

O departamento americano de controle de alimentos e remédios (FDA, siglas em inglês) decidiu nesta sexta-feira reforçar alerta sobre o risco de suicídio entre jovens tratados com antidepressivos.

A partir de agora, as embalagens de antidepressivos devem conter uma advertência em tarja preta, no que consiste uma das medidas mais radicais da FDA para prevenir médicos e pacientes contra os riscos potenciais de um tratamento com estes medicamentos.

"Esta decisão resulta das conclusões da FDA referentes ao risco crescente de pensamentos suicidas e da necessidade de informar os médicos que receitam estes antidepressivos, assim como as crianças e os adolescentes para os quais são prescritos", declarou o chefe interino da FDA, Lester Crawford.

A FDA respondeu assim às recomendações de um comitê de especialistas independentes que se pronunciou a favor desta medida.

As conclusões do comitê se basearam em uma série de testes clínicos com 4.000 jovens, realizados pelos fabricantes de cinco antidepressivos permitidos nos Estados Unidos.

Os estudos mostraram que um jovem que toma antidepressivos têm duas vezes mais possibilidades de manifestar pensamentos suicidas que outro que recebeu placebos em seu tratamento.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre antidepressivos


    Envie esta páginaEnvie esta página

  • Notícias >