Voltar | Ajuda
     
     Em tempo real  
 Destaques
 Economia
 Educação
 Esportes
 Geral
 Mundo
 Política
 Ciência e Saúde
 Tecnologia e Internet
 Variedades


  VilaBOL
VilaBOL

 
Notícias >
 
Envie esta páginaEnvie esta página

Segunda-feira, 18 de outubro de 2004 12h00
Cientistas estudam irmãs de vítimas para entender câncer de mama
da Agência Lusa, em Washington (EUA)

Cientistas norte-americanos querem estudar 50 mil irmãs de mulheres que têm ou já tiveram câncer de mama para descobrir mais sobre as causas genéticas e ambientais da doença.

O "Sister Study", promovido pelo Instituto Nacional das Ciências da Saúde Ambiental, que faz parte dos Institutos Nacionais da Saúde dos EUA, será o maior estudo do gênero já realizado.

"Ao estudarmos irmãs que partilham os mesmos genes, tiveram experiências comuns em ambientes semelhantes, e correm o dobro do risco de contraírem câncer da mama, poderemos conhecer melhor as causas da doença", afirmou Dale Sandler, coordenador do estudo.

As irmãs que se oferecerem para participar no estudo darão sangue, urina, unhas dos dedos dos pés, e até pó de casa, para ajudar a esclarecer como os rituais e rotinas do dia a dia, além dos genes, contribuem para o risco de câncer.

"Os genes são importantes, mas não explicam tudo", disse Sandler, responsável pelo setor de epidemiologia do Instituto de Saúde Ambiental. "A verdade é que só metade dos casos de câncer da mama tem causas conhecidas."

Os genes BRCA1 e BRCA2, por exemplo, limitam normalmente o crescimento das células. As mulheres que herdam versões alteradas de quaisquer destes genes têm risco mais elevado de contrair câncer de mama ou de ovário. Todavia, os dois genes estão implicados em apenas 5% a 10% dos casos de câncer de mama.

Para participar no estudo, as voluntárias sem a doença devem ter entre 35 e 74 anos, e uma irmã, viva ou morta, a quem tenha sido diagnosticado câncer da mama.

Essas mulheres serão acompanhadas durante dez anos para que os pesquisadores possam estudar em profundidade as poucas do grupo que contraíram a doença.

O câncer de mama é a segunda neoplasia mais vulgarmente diagnosticada nas mulheres, depois do câncer de pele.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o câncer de mama


    Envie esta páginaEnvie esta página

  • Notícias >