Voltar | Ajuda
     
     Em tempo real  
 Destaques
 Economia
 Educação
 Esportes
 Geral
 Mundo
 Política
 Ciência e Saúde
 Tecnologia e Internet
 Variedades


  VilaBOL
VilaBOL

 
Notícias >
 
Envie esta páginaEnvie esta página

Quinta-feira, 02 de dezembro de 2004 11h52
Olho eletrônico pode ajudar cegos a atravessar a rua
da Agência Lusa

Uma pequena câmera que reconhece faixas de pedestres e luzes dos semáforos pode ajudar cegos a atravessar a rua.

O "olho eletrônico", ainda em desenvolvimento no Instituto de Tecnologia de Kyoto, será adaptado no futuro para um uso mais abrangente por parte dos deficientes visuais. Dessa forma, eles poderiam locomover-se sem ter de usar bengalas ou contar com a ajuda de cachorros.

Já testado em laboratório, o aparelho consegue identificar faixas de pedestres, calcular a largura de ruas e identificar as cores dos semáforos. "Ele funciona quase em tempo real, respondendo em períodos de três a quatro segundos", disse Mohammad Shorif Uddin, um dos pesquisadores ligados ao projeto.

Embora o protótipo não esteja pronto, Uddin afirmou que ele será pequeno o bastante para ser encaixado em um par de óculos. A câmera será conectada a um microcomputador capaz de indicar as instruções.

O olho eletrônico é o mais novo de uma série de equipamentos destinados a ajudar pessoas cegas e também aquelas que têm a visão comprometida.

Bengalas e outros utensílios equipados com laser ou radares podem alertar esses usuários quando eles se aproximam de obstáculos. Outros acessórios, como o GPS (Global Positioning Systems), indicam em tempo real ruas, restaurantes, parques e outros locais por onde o usuário passa.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o olho eletrônico


    Envie esta páginaEnvie esta página

  • Notícias >