Voltar | Ajuda
     
     Em tempo real  
 Destaques
 Economia
 Educação
 Esportes
 Geral
 Mundo
 Política
 Ciência e Saúde
 Tecnologia e Internet
 Variedades


  VilaBOL
VilaBOL

 
Notícias >
 
Envie esta páginaEnvie esta página

Quinta-feira, 09 de dezembro de 2004 17h32
Fumar também causa danos ao cérebro, revela estudo
da France Presse, em Paris (França)

Fumar pode danificar o coeficiente de inteligência, assinala estudo publicado pela revista britânica "New Scientist" em sua edição que chega às bancas no próximo sábado.

Até agora se sabia que o tabaco causava câncer, problemas cardíacos e impotência, entre outros males.

Uma equipe de pesquisadores da Escócia avaliou a capacidade mental de 465 pessoas que participaram em um teste de inteligência aos 11 anos, em 1947.

Os voluntários foram submetidos a um novo exame entre 2000 e 2002, quando tinham 64 anos de idade. Aproximadamente 50% eram fumantes.

"Os fumantes tiveram resultados muito piores em cinco testes diferentes de conhecimento do que os ex-fumantes e os que nunca haviam fumado", indicam os autores desse estudo.

"Quando fatores sociais e sanitários como educação, emprego e consumo de álcool se somavam à análise, fumar surgia como um elemento causador de uma queda na incapacidade cognitiva de até 1%", afirma o estudo.

O texto, publicado integralmente na revista especializada "Addictive Behaviours", foi dirigido por Lawrence Whally, da Universidade de Aberdeen.

No momento, ignora-se por que fumar afeta a capacidade cognitiva. Uma das razões possíveis é que, na vida adulta, as células do cérebro são mais vulneráveis a radicais livres, que podem ser liberados pelos elementos químicos do tabaco.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre os males do cigarro


    Envie esta páginaEnvie esta página

  • Notícias >