Voltar | Ajuda
     
     Em tempo real  
 Destaques
 Economia
 Educação
 Esportes
 Geral
 Mundo
 Política
 Ciência e Saúde
 Tecnologia e Internet
 Variedades


  VilaBOL
VilaBOL

 
Notícias >
 
Envie esta páginaEnvie esta página

Sexta-feira, 24 de dezembro de 2004 19h51
Cientistas dizem ter achado a causa dos cabelos brancos
da BBC Brasil

Cientistas americanos afirmam ter descoberto a causa dos cabelos brancos. O motivo pode estar diretamente ligado a um gene --quando este gene foi anulado em ratos, os roedores tornaram-se grisalhos ainda jovens.

Os animais que nasceram sem o gene perderam rapidamente células-tronco que garantem o fornecimento contínuo de melanócitos --eles fabricam a melanina, substância que define a cor dos cabelos.

Além de muitas vezes se tornarem escassas, as células-tronco responsáveis pelos melanócitos também podem funcionar de forma errada, prejudicando o processo de pigmentação natural.

Os resultados da pesquisa, realizada por cientistas do Instituto do Câncer Dana-Farber e do Hospital Infantil de Boston, foram relatados na revista "Science".

Rato grisalho

A descoberta da origem dos cabelos brancos foi um resultado marginal de um trabalho que se destina a buscar tratamentos para o melanoma, um tipo de câncer da pele que é causado pelo motivo contrário: a fabricação excessiva de melanina.

"Nosso objetivo não é evitar que os cabelos fiquem brancos", disse David E. Fisher, do Instituto Dana-Farber.

Segundo ele, a equipe estava estudando o ciclo de vida dos melanócitos, que são as células que se tornam cancerígenas no melanoma. Para tanto, os cientistas fizeram experiências com ratos anulando um gene chamado Bcl2, que tem a função de evitar as mortes das células.

Os ratos que nasceram sem este gene logo perderam as células-tronco que garantem o fornecimento dos melanócitos e, pouco depois de terem nascido, ficaram grisalhos.

Segundo Fisher, isso indica que as pessoas que ficam com cabelos brancos quando ainda são jovens provavelmente sofreram algum tipo de mutação que anulou a atividade do Bcl2.

"Eventualmente, esperamos poder usar drogas que imitam o processo de envelhecimento para tratar com sucesso o melanoma", disse Fisher.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre experimentos relacionados à calvície


    Envie esta páginaEnvie esta página

  • Notícias >