Voltar | Ajuda
     
     Em tempo real  
 Destaques
 Economia
 Educação
 Esportes
 Geral
 Mundo
 Política
 Ciência e Saúde
 Tecnologia e Internet
 Variedades


  VilaBOL
VilaBOL

 
Notícias >
 
Envie esta páginaEnvie esta página

Domingo, 13 de fevereiro de 2005 09h31
Variação resistente do vírus da Aids é identificada nos EUA
da France Presse

Uma variação rara do vírus da Aids --extremamente contagiosa e resistente às drogas existentes contra o HIV-- foi identificada em um paciente de Nova York (EUA). A descoberta fez com que autoridades sanitárias intensificassem as advertências para que a comunidade homossexual pratique sexo seguro.

O Departamento de Saúde da cidade informou que a nova cepa, conhecida como 3-DCR VIH, não responde a três tipos de medicamentos anti-retrovirais e também apresenta um intervalo menor entre a infecção por HIV e o desenvolvimento da doença.

O primeiro caso foi diagnosticado na semana passada em um homem com pouco menos de 50 anos, que disse ter feito sexo anal sem proteção com muitos homens. Ele também teria usado com freqüência a droga metanfetamina em cristais.

"Precisamos ficar atentos", disse o chefe do serviço de saúde, Thomas Frieden. O especialista afirma que os homens que tenham praticado sexo sem segurança com outros homens --particularmente os que usaram metanfetamina em cristais-- devem ficar alertas.

Essa droga pode ter um efeito estimulante e desinibidor que provocaria aumento no número de relações sexuais --muitas vezes sem proteção-- entre as pessoas que a utilizam.

A identificação da nova cepa de HIV ocorreu logo depois do diagnóstico, também em Nova York, de dois homens com um tipo raro da doença sexualmente transmissível clamídia. Segundo Frieden, os dois casos devem servir de alerta para a comunidade gay.

"Esse grupo reduziu com sucesso o risco de HIV na década de 80 e terá de fazê-lo novamente para conter a devastação causada pela Aids e a disseminação de cepas resistentes a medicamentos", advertiu.

Leia mais
  • Autoridades pedem que americanos façam testes rotineiros de Aids

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Aids


    Envie esta páginaEnvie esta página

  • Notícias >