Voltar | Ajuda
     
     Em tempo real  
 Destaques
 Economia
 Educação
 Esportes
 Geral
 Mundo
 Política
 Ciência e Saúde
 Tecnologia e Internet
 Variedades


  VilaBOL
VilaBOL

 
Notícias >
 
Envie esta páginaEnvie esta página

Quinta-feira, 17 de fevereiro de 2005 11h15
Estudo ajuda a entender causas genéticas da esquizofrenia
da Agência Lusa

Uma equipe científica internacional apresentou estudo que ajuda a entender as causas genéticas da esquizofrenia e mostra uma relação direta entre a doença e a estrutura do cérebro.

Realizado no Instituto Neurocientífico da Esquizofrenia e Perturbações Relacionadas (Nova Gales do Sul, Austrália), o estudo conclui que os processos alterados do raciocínio estão relacionados com o enfraquecimento da massa cinzenta do cérebro.

Vaughan Carr, do referido instituto, explicou que a equipe de investigadores, composta de peritos da Austrália, Alemanha e Estados Unidos, "abriu uma nova janela para o cérebro dos pacientes com esquizofrenia".

O estudo consistiu em examinar a espessura e a função do cérebro de dez australianos que sofriam as etapas iniciais da esquizofrenia.

Foi-lhes pedido que planejassem uma ação que implicasse atenção e memória, ao mesmo tempo que seus cérebros eram analisados em um aparelho de ressonância magnética.

Os resultados foram comparados com os de outro grupo de pessoas que não sofriam da doença, mostrando que os esquizofrênicos tinham mais dificuldades em completar o projeto.

As conclusões do estudo, que serão publicadas pela revista científica internacional "Neuroimage", deverão abrir novas áreas de investigação, como o exame de amostras de massa cinzenta de doentes com esquizofrenia.

A mesma equipe de cientistas espera poder determinar no futuro um ou vários genes suscetíveis de desenvolver a doença e tentar neutralizá-los para criar novos tratamentos.

A origem da esquizofrenia não é conhecida com precisão, mas sabe-se da existência de fatores que incidem no desenvolvimento cerebral, alguns deles genéticos e outros que afetam o cérebro nos últimos meses da gravidez e primeiros da vida.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre esquizofrenia


    Envie esta páginaEnvie esta página

  • Notícias >