Voltar | Ajuda
     
     Em tempo real  
 Destaques
 Economia
 Educação
 Esportes
 Geral
 Mundo
 Política
 Ciência e Saúde
 Tecnologia e Internet
 Variedades


  VilaBOL
VilaBOL

 
Notícias >
 
Envie esta páginaEnvie esta página

Quarta-feira, 16 de março de 2005 18h13
Expostas identidades de americanos com HIV/Aids
da France Presse

Pacientes americanos com VIH/Aids receberam cartas anônimas informando que integram uma lista dos serviços sanitários de Palm Beach (leste da Flórida), e está sendo investigado o possível vínculo com uma lista confidencial filtrada em correios eletrônicos, disse à AFP um porta-voz do condado.

As cartas contêm uma mensagem que diz: "Seu nome aparece em uma lista de pacientes com HIV/Aids de Palm Beach".

As autoridades sanitárias e judiciárias estatais e locais tratam o envio de cartas como um crime "extremamente sério", que viola a privacidade dos pacientes e os expõe à discriminação pelo estigma que a doença acarreta, disse o porta-voz do Departamento de Saúde de Palm Beach, Tim O'Connor.

O caso "é extremamente serio", disse O'Connor. Foi enviado "às autoridades para um processo criminal". O'Connor não soube informar quantas pessoas receberam as cartas, mas afirmou que todos os casos foram registrados em Palm Beach.

"Isto é algo terrível", disse ao jornal local, Palm Beach Post, um dos pacientes que recebeu a carta. "Estou procurando trabalho. Quem vai me empregar se souber que sou portador do HIV?", acrescentou.

As autoridades investigam se as cartas têm a ver com uma lista de 4.500 pacientes com Aids e 2.000 infectados com HIV no condado, que em fevereiro passado foi filtrada entre funcionários do departamento de Saúde local em um e-mail enviado por engano por um colega.

O'Connor sustentou que as cartas podem ser uma brincadeira de mau gosto, porque a lista filtrada não saiu do departamento e não continua os endereços dos pacientes.

É possível que estejam tentando "fazer uma brincadeira ou invadir a privacidade (dos pacientes) ou algo parecido, o que sob as leis da Flórida é criminoso".

A diretora sanitária de Palm Beach, Jean Malecki, foi mais longe e qualificou o caso como "terrorismo", comparável ao primeiro caso de antraz, registrado em Boca Ratón, no mesmo condado, ao final de 2001.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Aids


    Envie esta páginaEnvie esta página

  • Notícias >