Voltar | Ajuda
     
     Em tempo real  
 Destaques
 Economia
 Educação
 Esportes
 Geral
 Mundo
 Política
 Ciência e Saúde
 Tecnologia e Internet
 Variedades


  VilaBOL
VilaBOL

 
Notícias >
 
Envie esta páginaEnvie esta página

Sexta-feira, 18 de março de 2005 11h12
Estudo mostra influência do colesterol no câncer da próstata
da Agência Lusa

Os altos níveis de colesterol no sangue podem acelerar o desenvolvimento dos tumores da próstata, afirma um estudo publicado hoje nos Estados Unidos.

O trabalho, que faz parte de uma série sobre a influência das dietas com alto conteúdo de gordura no desenvolvimento do câncer da próstata, indica que o seu crescimento aumenta devido a uma alteração química das células tumorais.

Michael Freeman, diretor do Centro de Investigações de Doenças Urológicas do Hospital Pediátrico de Boston, explicou que o colesterol não causa o câncer, mas contribui para o seu desenvolvimento.

"Estamos observando a progressão, não o início do tumor", disse o investigador. Segundo o estudo confirmou, os medicamentos que reduzem o colesterol, conhecidos por "estatinas", também inibem o crescimento do câncer.

Quando se aumentou colesterol na dieta dos animais, este acumulou-se nas membranas externas das células, desencadeando o crescimento do câncer e neutralizando uma substância que potencia o suicídio das células (apoptose), permitindo a proliferação do câncer.

"O nosso estudo abre um novo campo à idéia de como se pode controlar o câncer de forma farmacológica ao controlar e manipular o colesterol", disse Freeman.

"Os nossos dados apoiam a tese de que os medicamentos que reduzem o colesterol, e que se usam de forma ampla e séria, podem ser um instrumento para prevenir o câncer da próstata", acrescentou.

O estudo foi publicado hoje na revista "The Journal of Clinical Investigation".

Envie esta páginaEnvie esta página

Notícias >