Voltar | Ajuda
     
     Em tempo real  
 Destaques
 Economia
 Educação
 Esportes
 Geral
 Mundo
 Política
 Ciência e Saúde
 Tecnologia e Internet
 Variedades


  VilaBOL
VilaBOL

 
Notícias >
 
Envie esta páginaEnvie esta página

Quinta-feira, 16 de junho de 2005 10h19
Indonésia tem seu primeiro caso de gripe do frango em humanos
da Folha Online

Autoridades da Indonésia confirmaram nesta quarta-feira o primeiro caso de gripe do frango em humanos no país. O agricultor contaminado pela doença --que já matou pelo menos 54 pessoas no sudeste asiático-- mora na ilha de Sulawesi.

Ele está saudável e não apresenta sintomas da gripe do frango, identificada por exames feitos em um laboratório de Hong Kong. O agricultor fez os primeiros testes em março, depois que a epidemia se espalhou por Sulawesi, matando 25 mil frangos.

Autoridades locais limitaram a saída de aves da ilha e fizeram uma operação de recolhimento de sangue de pessoas que tiveram contato com as aves --trabalhadores do campo e veterinários, por exemplo. Cerca de 81 pessoas passaram pelo exame e, com exceção do agricultor, nenhuma delas foi contaminada.

De acordo com os exames, a concentração de anticorpos do paciente está relativamente baixa. Segundo as autoridades citadas pelo jornal "The Washington Post", isso indica que o agricultor não tem mais o vírus. É impossível determinar, no entanto, quando aconteceu a contaminação.

Com a divulgação do resultado dos exames, a Indonésia tornou-se o quarto país com ocorrências de gripe do frango em humanos. As três outras nações são Vietnã, Tailândia e Camboja.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre gripe do frango


    Envie esta páginaEnvie esta página

  • Notícias >