Voltar | Ajuda
     
     Em tempo real  
 Destaques
 Economia
 Educação
 Esportes
 Geral
 Mundo
 Política
 Ciência e Saúde
 Tecnologia e Internet
 Variedades


  VilaBOL
VilaBOL

 
Notícias >
 
Envie esta páginaEnvie esta página

Domingo, 19 de junho de 2005 10h30
Remédio contra a esquizofrenia pode combater Sars
da EFE, em Pequim

Cientistas chineses e europeus anunciaram neste domingo que identificaram um remédio que pode combater o coronavírus da Sars (síndrome respiratória aguda grave).

O Cinanserin, um medicamento utilizado desde a década de 70 para tratar a esquizofrenia, deu bons resultados nos testes com o coronavírus da Sars realizados por cientistas de oito instituições européias e chinesas.

Os especialistas, que começaram a trabalhar juntos em 2004, chegaram à conclusão de que o remédio é o único "pronto" para ser utilizado.

"As pesquisas mostram que o Cinanserin pode ser receitado imediatamente para prevenir a Sars ou tratar os pacientes doentes se a epidemia voltar", declarou o professor Peter Kristensen, da Universidade de Aarhus (Dinamarca).

Outras 14 fórmulas que também podem se mostrar eficazes ainda serão submetidas a um longo processo de testes em animais e em humanos antes de serem vendidas, informou a agência estatal Xinhua.

Cientistas de Polônia, Alemanha, Dinamarca e China se propuseram em 2004 a determinar 50 compostos que possam ser utilizados no tratamento da Sars e continuarão a busca nos próximos anos.

Durante as pesquisas, os especialistas identificaram dois tipos de coronavírus homólogos aos que causam a Sars em animais de Holanda, Hong Kong e China, acrescentou a fonte.

Os vírus recém-descobertos e o da Sars são variantes de um vírus que estava havia décadas entre os animais e que inda não tinha sido identificado, segundo o professor Rolf Hilgenfeld, da Universidade de Luebeck (Alemanha).

O especialista concluiu que é necessário acompanhar a evolução destes coronavírus, já que eles ou variações deles podem representar uma ameaça à saúde humana.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Sars


    Envie esta páginaEnvie esta página

  • Notícias >