Voltar | Ajuda
     
     Em tempo real  
 Destaques
 Economia
 Educação
 Esportes
 Geral
 Mundo
 Política
 Ciência e Saúde
 Tecnologia e Internet
 Variedades


  VilaBOL
VilaBOL

 
Notícias >
 
Envie esta páginaEnvie esta página

Quinta-feira, 21 de julho de 2005 09h37
DNA detecta doença em animais domésticos
RENATA BAPTISTA
Colaboração para a Folha de S.Paulo

A socióloga Sônia Moreti ficou admirada em saber que o seu cachorro Gregory, um bichon frise de 8 anos, seria submetido a um exame de DNA para avaliar se estava contaminado por algum parasita transmitido por carrapatos. Ela diz que os R$ 150 pagos pelo exame não pesaram tanto, pois ela tem seu cachorro como se fosse um filho. "Eu faria qualquer coisa para curá-lo", disse.

Por meio de um hemograma, também foi detectado um parasita no cão. O pai do Gregory morreu em decorrência de um parasita contraído por carrapatos.

Apesar de ter tomado antibióticos, Gregory não respondia ao tratamento. Após uma troca de veterinários, foi sugerido o exame que utiliza a tecnologia PCR (Polymerase Chain Reaction), que em São Paulo, é feita pela Genoa Veterinária. Depois disso, foram administrados remédios específicos para o caso dele e o animal, agora, está sadio.

O diagnóstico pela tecnologia PCR, que vem sendo utilizada em animais domésticos no Brasil há menos de um ano, baseia-se na análise de traços do DNA. Por meio da enzima polimerase, que faz parte do DNA, é possível identificar agentes infecciosos de diversas doenças, como leptospirose, leishmaniose, entre outras.

O exame detecta contaminações antes mesmo de os sinais da doença ou do aparecimento de anticorpos. Podem ser detectados 23 patógenos em cães e oito em gatos. Também é possível analisar aves e animais silvestres.

O diagnóstico chega em 48 horas, enquanto que os resultados de sorologias só são concluídos em, no mínimo, dez dias.

"Já perdi pacientes aguardando resultado de sorologia ou por ter recebido um falso positivo", afirma a médica veterinária Thais de Almeida, que trabalha em uma clínica na Chácara Santo Antônio (zona sul). Ela explica que tem pedido o PCR em vários pacientes, pois os donos estão cada vez mais exigentes, pedindo sempre um diagnóstico fechado.

Segundo a veterinária Carla Crespo, supervisora comercial da Genoa Veterinária, criadores estão fazendo o teste para comprovar a paternidade e garantir a linhagem dos animais.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre bichos de estimação


    Envie esta páginaEnvie esta página

  • Notícias >