Voltar | Ajuda
     
     Em tempo real  
 Destaques
 Economia
 Educação
 Esportes
 Geral
 Mundo
 Política
 Ciência e Saúde
 Tecnologia e Internet
 Variedades


  VilaBOL
VilaBOL

 
Notícias >
 
Envie esta páginaEnvie esta página

Quinta-feira, 04 de agosto de 2005 15h59
Cientistas mostram ligação entre danos neurológicos e Alzheimer
da EFE

Cientistas do Instituto Universitário Flamenco para Biotecnologia conseguiram mostrar pela primeira vez a estreita relação existente entre danos neurológicos e o mal de Alzheimer.

Os pesquisadores descobriram que a proteína precursora amilóide (APP), envolvida no Alzheimer precoce, também estimula o desenvolvimento de vias neurológicas no cérebro --essencial para a recuperação do funcionamento do órgão após ter sofrido danos--, disse o diretor do projeto, Maarten Leyssen.

A APP também é a precursora da proteína beta-amilóide que provoca as placas características que se formam no cérebro das pessoas com mal de Alzheimer.

Por meio de análise com mosquitos, os cientistas descobriram que a quantidade de APP aumentava no caso de danos cerebrais, mais precisamente nas áreas onde se desenvolvem as vias neurológicas.

O simples fato de haver uma maior produção de APP também aumenta o risco da formação de placas no cérebro, o quadro clínico característico do mal de Alzheimer.

"A APP é uma proteína contraditória, já que sua função positiva pode também ter um efeito secundário negativo", afirmou Leyssen.

"Devido a esta função contraditória da APP, os pacientes com danos neurológicos não apenas correm risco de desenvolver o Alzheimer, mas seus cérebros também costumam ter muitas placas que se parecem com as dos pacientes da doença", acrescentou.

Leia mais
  • Mal de Alzheimer pode estar ligado à redução de hormônios sexuais

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Alzheimer


    Envie esta páginaEnvie esta página

  • Notícias >