Voltar | Ajuda
     
     Em tempo real  
 Destaques
 Economia
 Educação
 Esportes
 Geral
 Mundo
 Política
 Ciência e Saúde
 Tecnologia e Internet
 Variedades


  VilaBOL
VilaBOL

 
Notícias >
 
Envie esta páginaEnvie esta página

Terça-feira, 09 de agosto de 2005 10h53
Raios cósmicos aumentam chance de catarata em pilotos, diz estudo
da BBC Brasil

Pilotos de avião comercial podem estar correndo maior risco de desenvolver catarata por causa da exposição aos raios cósmicos --um tipo de radiação proveniente do Sol e de outros corpos celestes.

A conclusão é de um estudo feito por pesquisadores da Universidade da Islândia, publicado na revista "Arquivos de Oftalmologia".

Os cientistas observaram que pilotos de vôos comerciais que participaram do estudo apresentaram três vez mais chances de desenvolver catarata. Uma relação já havia sido concluída entre o surgimento do problema e a ocupação de astronauta.

A catarata é um problema de visão geralmente associado à velhice, em que o cristalino --um elemento importante do interior do olho, que atua como lente-- torna-se opaco, fazendo com que a pessoa veja as coisas sem nitidez.

Amostra

A equipe da Universidade da Islândia analisou 445 homens com 50 anos de idade ou mais.

A amostra incluía 71 pacientes com um tipo de catarata e 374 com outros problemas oftalmológicos ou sem nenhum problema. Setenta e nove dos pacientes eram pilotos comerciais e 366 nunca tinham exercido tal profissão.

Quando os pesquisadores cruzaram os dados de taxas de catarata com a ocupação, eles concluíram que os pilotos corriam maior risco de ter problemas nos olhos.

Além disso, quanto mais tempo eles trabalharam como pilotos e maior a exposição aos raios cósmicos, maior a chance de desenvolver catarata nuclear.

Os cientistas dizem que a descoberta não pode ser explicada por outros fatores, como a exposição aos raios ultravioletas ou o fumo.

Tratamento

Larry Benjamin, professor da Royal College of Ophthalmologists, do Reino Unido, explica que a radiação cósmica e outros raios como luz ultravioleta podem danificar as proteínas nas lentes dos olhos.

Mas, segundo ele, a catarata é uma doença de fácil tratamento por meio de intervenção cirúrgica.

Michael Clark, da Agência de Proteção à Saúde do Reino Unido, não acredita que os raios cósmicos possam danificar a visão dos pilotos comerciais.

"Com as atuais evidências, é improvável que os raios cósmicos causem catarata nos pilotos, mas essa conclusão deve estimular mais pesquisa nessa área", disse.

Envie esta páginaEnvie esta página

Notícias >