Voltar | Ajuda
     
     Em tempo real  
 Destaques
 Economia
 Educação
 Esportes
 Geral
 Mundo
 Política
 Ciência e Saúde
 Tecnologia e Internet
 Variedades


  VilaBOL
VilaBOL

 
Notícias >
 
Envie esta páginaEnvie esta página

Quinta-feira, 18 de agosto de 2005 12h25
Cientistas esclarecem mecanismo de formação da leucemia
da EFE, em Viena

Um grupo de cientistas austríacos e alemães conseguiu esclarecer detalhes importantes do mecanismo de formação da leucemia. Essa informação é promissora para as vítimas da doença.

O Centro de Pesquisa de Medicina Molecular, instituição parte da Academia de Ciências da Áustria, informou nesta quinta-feira que os resultados do estudo prometem facilitar o desenvolvimento de novos remédios.

Um porta-voz da equipe de Giulio Superti-Furga explicou que os especialistas descobriram quais são as condições particulares que levam ao crescimento descontrolado de células afetadas pela leucemia.

O elemento decisivo, já conhecido anteriormente, é a proteína chamada "bcr-abl", composta de duas partes (bcr e abl), localizadas nas células saudáveis em cromossomos diferentes, o que evita sua fusão.

Agora se descobriu que nos potenciais portadores da doença essas duas partes da proteína estão localizadas juntas em um só cromossomo para formar uma substância combinada. Condição prévia para a fusão é a denominada "translocação", uma troca no material genético que, nesta situação, leva à evolução da doença.

Graças a essas novas descobertas, os pesquisadores esperam poder produzir uma nova geração de remédios contra a leucemia, mais eficientes que os usados até agora.

Leia mais
  • Sangue umbilical pode curar leucemia também em adultos
  • Descoberto gene responsável por forma de leucemia infantil

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre leucemia


    Envie esta páginaEnvie esta página

  • Notícias >