Voltar | Ajuda
     
     Em tempo real  
 Destaques
 Economia
 Educação
 Esportes
 Geral
 Mundo
 Política
 Ciência e Saúde
 Tecnologia e Internet
 Variedades


  VilaBOL
VilaBOL

 
Notícias >
 
Envie esta páginaEnvie esta página

Terça-feira, 27 de setembro de 2005 10h26
Cientistas desenvolvem exame de sangue que detecta câncer
da Efe

Dois cientistas suíços aposentados desenvolveram um exame de sangue que revela a presença de um tumor cancerígeno no paciente --a técnica permite o tratamento precoce da doença.

Os cientistas Maurice Stroun e Philippe Anker, ex-pesquisadores da Universidade de Genebra, basearam este teste em seus trabalhos sobre os ácidos nucleicos circulantes, segundo a edição desta terça-feira do jornal "Le Temps".

Esses ácidos, que são conhecidos como desoxirribonucleico (DNA) e ribonucleico (RNA), desempenham juntos um papel fundamental, já que contêm, armazenam e traduzem a informação genética de cada indivíduo.

"Os ácidos nucleicos circulantes são como a verdadeira assinatura de um tumor no plasma sangüíneo", disseram os pesquisadores. Segundo eles, "o paciente deve se submeter a uma simples análise de sangue que revela se ele tem ou não um tumor".

Esse sistema de diagnóstico precoce do câncer permite que os tumores sejam tratados antes de se tornarem "visíveis" por outros procedimentos científicos, como biópsia ou tomografia.

Tal análise "também permite detectar se há eventuais metástases", declarou Stroun. "O teste permite a detecção de quase todos os tipos de câncer, pois há ácidos nucleicos circulantes em 90% dos tumores".

A análise, chamada de "OncoXL", detecta a telomerase, uma enzima produzida de forma elevada quando há um tumor. Segundo os pesquisadores, de 80% a 95% dos cânceres poderiam ser detectados com esse método. A novidade deve passar a ser comercializada em até três anos.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre câncer


    Envie esta páginaEnvie esta página

  • Notícias >