Voltar | Ajuda
     
     Em tempo real  
 Destaques
 Economia
 Educação
 Esportes
 Geral
 Mundo
 Política
 Ciência e Saúde
 Tecnologia e Internet
 Variedades


  VilaBOL
VilaBOL

 
Notícias >
 
Envie esta páginaEnvie esta página

Quinta-feira, 29 de setembro de 2005 18h22
Rio de Janeiro tem 1ª empresa de biotecnologia avançada do país
JANAINA LAGE
da Folha Online, no Rio

O Hospital Pró-Cardíaco inaugurou hoje a primeira empresa de bioengenharia de células e tecidos do Brasil: a Excellion Serviços Médicos. A empresa colocará à disposição da rede privada e pública de saúde produtos relacionados à cirurgia reparadora, manipulação de células para transplante de medula óssea, terapia de células tronco em cardiologia e outras doenças crônicas.

A empresa é uma iniciativa do Hospital Pró-Cardíaco, com o apoio da Faperj (Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro) e da prefeitura de Petrópolis, onde a empresa estará localizada. Além do Pró-Cardíaco, a Excellion tem como acionista a empresa HRS, composta pelos pesquisadores Hans Fernando Rocha Dohamann, diretor científico do hospital, o professor Radovan Borojevic, da cadeira de biofísica da UFRJ, e o professor Sang Won Han da cadeira de biofísica da Unifesp.

O investimento inicial do projeto é de R$ 4 milhões. O centro atuará em oito áreas divididas entre pesquisa e serviços: transplante de medula óssea, banco de tecidos, reconstituição de pele e cartilagem, terapia celular ligada à estética, terapia celular aplicada a doenças cardiovasculares, terapia gênica, terapia celular aplicada a doenças auto-imunes (diabetes) e biotecnologia aplicada à medicina veterinária.

A empresa está localizada no Pólo Funpat de Tecnópolis, na região serrana do Rio, em razão de benefícios fiscais. Os serviços iniciais deverão estar disponíveis ainda este ano. A estimativa é de que até 2006 a manipulação de células-tronco para terapia de cardiopatias graves esteja disponível nas redes pública e privada de saúde.

Para o pesquisador Hans Dohmann, responsável pela terapia celular cardíaca em recém-enfartados do Hospital Pró-Cardíaco, a nova empresa é um empreendimento que visa beneficiar as pessoas.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre biotecnologia


    Envie esta páginaEnvie esta página

  • Notícias >