Voltar | Ajuda
     
     Em tempo real  
 Destaques
 Economia
 Educação
 Esportes
 Geral
 Mundo
 Política
 Ciência e Saúde
 Tecnologia e Internet
 Variedades


  VilaBOL
VilaBOL

 
Notícias >
 
Envie esta páginaEnvie esta página

Quarta-feira, 12 de outubro de 2005 12h40
Problema de ereção pode revelar complicações coronárias
da Efe

Os problemas de ereção podem ser um dos primeiros indícios de doenças coronárias em desenvolvimento, segundo um estudo que será divulgado na próxima semana pelo "Journal of the American College of Cardiology".

"Achamos que as disfunções eréteis representam a ponta do iceberg de um transtorno vascular, o qual costuma preceder problemas cardiovasculares graves", disse Emilio Chiurlia, da Universidade de Modena e Reggio Emilia, em Modena (Itália).

Esses transtornos geralmente se constituem como a causa da aterosclerose, que é a forma mais comum do endurecimento das artérias.

O especialista disse que os homens atingidos por esse problema são considerados candidatos a doenças coronárias e arteriais e devem ser submetidos a um tratamento.

A conclusão sobre a relação entre os problemas de ereção e os transtornos coronários e arteriais foi extraída de um estudo feito em 70 homens com essas dificuldades e em 73 que não as tinham.

A pesquisa evidenciou que aqueles que sofriam problemas de ereção tinham maiores níveis da proteína C-reativa, que é um fator de risco nas doenças coronárias.

Além disso, manifestavam uma reação vascular anormal às mudanças no fluxo do sangue assim como calcificações arteriais.

"Quando um homem é diagnosticado com uma disfunção erétil, os médicos devem ter consciência de que o problema representa uma primeira manifestação clínica de doenças coronárias e vasculares que precisam ser investigadas", disse Chiurlia.

Leia mais
  • Inalador pode ajudar homens a fazer sexo
  • Estudo desmente eficácia do Viagra entre mulheres

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre problemas de ereção


    Envie esta páginaEnvie esta página

  • Notícias >