Voltar | Ajuda
     
     Em tempo real  
 Destaques
 Economia
 Educação
 Esportes
 Geral
 Mundo
 Política
 Ciência e Saúde
 Tecnologia e Internet
 Variedades


  VilaBOL
VilaBOL

 
Notícias >
 
Envie esta páginaEnvie esta página

Quinta-feira, 13 de outubro de 2005 10h06
Epidemia de gripe do frango é uma questão de tempo, diz OMS
da Folha Online

O diretor-geral da OMS (Organização Mundial de Saúde), o sul-coreano Lee Jong-wook, disse nesta quinta-feira que a gripe do frango pode se transformar em uma epidemia mundial a qualquer momento.

Em declarações à agência sul-coreana Yonhap, Lee explicou que, dada a situação atual, "é só uma questão de tempo para que aconteça uma epidemia". A doença já matou 60 pessoas no Vietnã, Tailândia, Camboja e Indonésia.

Os primeiros casos da gripe do frango foram registrados em dezembro de 2003 com a morte súbita de muitas aves em uma fazenda perto de Seul, onde se identificou a cepa altamente patogênica do vírus H5N1.

Por enquanto, este vírus só foi transmitido de aves para humanos e não existe prova definitiva de que o vírus já tenha sido passado de pessoa para pessoa.

Em setembro, a ONU, que estabeleceu um escritório de coordenação contra a gripe do frango e humana, alertou sobre a possibilidade de que ocorra em breve uma epidemia dessa doença. Cerca de 150 milhões de pessoas podem ser afetadas no mundo todo.

Lee explicou que, caso ocorra uma epidemia na Coréia do Sul, milhões de pessoas seriam afetadas em um curto espaço de tempo --o governo havia falado em dez milhões de pessoas. Destas, 30 mil morreriam.

Ainda não foi registrado qualquer caso humano da gripe do frango na Coréia do Sul, mas as autoridades tiveram de sacrificar 5,3 milhões de aves infectadas entre dezembro de 2003 e março de 2004.

O diretor-geral da OMS ressaltou a importância de estabelecer uma cooperação mundial, pois o surto da doença entre os seres humanos em um só país pode levar a sua rápida propagação pelo mundo todo.

Os cientistas temem que, em breve, possa ocorrer uma epidemia similar à ocorrida em 1918 com a chamada "gripe espanhola". Ela que matou entre 20 e 50 milhões de pessoas no mundo todo. Os outros dois surtos sérios de gripe aconteceram em 1957 na Ásia e em 1968 em Hong Kong, com um milhão de vítimas em cada um dos casos.

A Coréia do Sul informou que vai comprar 200 mil vacinas adicionais às 700 mil existentes no país para atenuar a escassez destes meios preventivos entre a população de 48 milhões de habitantes. "Aprendemos uma lição importante com a Sars [Síndrome Respiratória Aguda Severa]: devemos tomar medidas contra a doença de forma imediata", disse Lee.

Fontes do governo de Seul afirmaram nesta quarta-feira que a gripe do frango terá um lugar importante na agenda da cúpula de chefes de Estado e Governo do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico, realizada nos dias 18 e 19 de novembro na cidade sul-coreana de Pusan.

Leia mais
  • Vírus da gripe do frango na Turquia é o mais mortal, diz governo
  • Perito elogia reação colombiana a casos de gripe aviária

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre gripe do frango


    Envie esta páginaEnvie esta página

  • Notícias >