Voltar | Ajuda
     
     Em tempo real  
 Destaques
 Economia
 Educação
 Esportes
 Geral
 Mundo
 Política
 Ciência e Saúde
 Tecnologia e Internet
 Variedades


  VilaBOL
VilaBOL

 
Notícias >
 
Envie esta páginaEnvie esta página

Terça-feira, 25 de outubro de 2005 11h04
Sul-africanas testam gel que pode prevenir contágio da Aids
da France Presse

Cerca de dez mil mulheres sul-africanas vão testar um gel que pode prevenir o contágio da Aids e outras DSTs (doenças sexualmente transmissíveis), disseram cientistas nesta segunda-feira. O estudo britânico, envolvendo o microbicida PRO 2000, terá duração de três a quatro anos.

Testes em laboratório demonstraram que o gel é capaz de bloquear a entrada de DSTs em humanos e proteger animais contra infecções. Desenvolvido pela companhia farmacêutica norte-americana Indevus, o PRO 2000 é aplicado na vagina na forma de gel.

Mulheres sul-africanas iniciam os testes nesta semana, antes de o estudo se estender à Tanzânia e à Zâmbia --isto deve acontecer até o final do ano. Segundo os responsáveis, elas aplicarão o gel, mas também serão aconselhadas a usar preservativos.

O estudo faz parte de um programa de 42 milhões de libras (US$ 74 milhões), financiado pelo Departamento Britânico para o Desenvolvimento Internacional e pelo MRC (Conselho de Pesquisa Médica, na sigla em inglês).

"Existe uma demanda significativa entre mulheres sexualmente ativas por métodos de prevenção controlados por elas", disse Anatoli Kamali, da unidade do MRC em Uganda. "As maiores taxas de infecção por HIV estão na África subsaariana e é por isso que os testes em larga escala são feitos nesta região", continuou.

Leia mais
  • Circuncisão reduz risco de contrair Aids em 60%, diz pesquisa
  • Chás podem alterar efeito de medicamentos contra Aids
  • China admite aumento de 38% nos doentes de Aids no país

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Aids


    Envie esta páginaEnvie esta página

  • Notícias >