Voltar | Ajuda
     
     Em tempo real  
 Destaques
 Economia
 Educação
 Esportes
 Geral
 Mundo
 Política
 Ciência e Saúde
 Tecnologia e Internet
 Variedades


  VilaBOL
VilaBOL

 
Notícias >
 
Envie esta páginaEnvie esta página

Terça-feira, 01 de novembro de 2005 09h47
Camundongo canta como ave, diz estudo
REINALDO JOSÉ LOPES
da Folha de S.Paulo

Se os seres humanos ouvissem ultra-som, os canários correriam sério risco de perder o emprego para concorrentes improváveis: os camundongos. Os paus-para-toda-obra dos laboratórios de biologia, revela um estudo publicado hoje, emitem uma cantoria que nada deve à dos pássaros.

Clique aqui para ouvir o som dos camundongos.

"Nós não descobrimos os sons. As pessoas os conhecem há décadas. Só descobrimos o quanto são interessantes", contou à Folha o neurobiólogo Tim Holy, da Universidade Washington em Saint Louis (EUA). Até hoje, entre os mamíferos, só baleias e morcegos (excetuando, é claro, os seres humanos) tinham demonstrado capacidade de cantar.

No entanto, a análise dos "gorjeios" ultra-sônicos mostrou a existência de pelo menos quatro tipos de "acordes" diferentes, além de melodias relativamente complexas, que parecem variar de indivíduo para indivíduo, assim como acontece com os pássaros.

O estudo está disponível para leitura na revista científica de acesso livre "PLoS Biology" (www.plosbiology.org).

"Cantando" as fêmeas?

Holy relata que ele e seu colega Zhongsheng Guo, no começo, estavam mesmo interessados em entender como os bichos respondem aos feromônios, odores que funcionam como mensageiros químicos, principalmente no contexto sexual, entre várias espécies. Sabia-se que os camundongos machos se põem a vocalizar quando as fêmeas (ou o mero cheiro dos feromônios na urina delas) estão presentes.

Então, de certo modo, os bichos parecem emitir suas árias ultra-sônicas para cortejar as garotas. "Mas isso não é 100% certo, porque seria preciso verificar se a vocalização tem algum impacto na fêmea, e se um macho cantor teria vantagens sobre um que não canta. Embora isso pudesse ter sido testado faz muito tempo, até onde sei ninguém investigou o problema seriamente", diz Holy.

Da mesma maneira, ninguém tinha analisado a estrutura temporal dos sons que os machos produziram, ou seja, como eles iam mudando ao longo do tempo. A dificuldade óbvia de fazer isso é que a freqüência dos "gorjeios" é sempre maior que 30 kHz, enquanto a audição humana capta, no máximo, 20 kHz.

Para dar um jeito nisso, os pesquisadores primeiro gravaram os sons (depois de excitar devidamente os machos com algodão empapado em urina de fêmea) e depois usaram um programa de computador que faz os sons ficarem muito mais graves --e portanto audíveis.

Primeiro, a análise revelou que os bichos "tocam" pelo menos quatro tipos de "sílabas" --na terminologia do estudo, são as emissões de som separadas das outras por períodos de silêncio. Como um bom tenor, os roedores emitem sílabas que podem conter saltos de quase uma oitava para cima ou para baixo na escala. É como se o bicho estivesse soltando um dó e saltasse em seguida para o si imediatamente mais agudo (sem passar por ré, mi, fá, sol e lá).

Além disso, as sílabas parecem se juntar numa estrutura maior de melodia, que não é aleatória. Alguns tipos de sílaba tendem a ser emitidos juntos, ou a só serem usados no começo ou no fim da emissão de som. Resumo da ópera: os pesquisadores concluíram que as vocalizações preenchem os dois requisitos mais usados para definir canção (múltiplos tipos de sílaba e sílabas emitidas em seqüências regulares).

Repetidos em 45 camundongos diferentes, os resultados parecem sólidos. Os pesquisadores dizem que outras espécies de roedor também podem ser cantoras.

Leia mais
  • Arroz transgênico imuniza roedores contra alergia
  • Novo rato faz crescer número de reclamações de paulistanos

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre camundongos


    Envie esta páginaEnvie esta página

  • Notícias >