Voltar | Ajuda
     
     Em tempo real  
 Destaques
 Economia
 Educação
 Esportes
 Geral
 Mundo
 Política
 Ciência e Saúde
 Tecnologia e Internet
 Variedades


  VilaBOL
VilaBOL

 
Notícias >
 
Envie esta páginaEnvie esta página

Quarta-feira, 09 de novembro de 2005 09h45
Vacina resiste a parasita da malária
da Folha de S.Paulo

Pesquisadores liderados por Pierre Druilhe, do Instituto Pasteur, em Paris, dizem ter realizado com sucesso a primeira fase de testes clínicos (em humanos) de uma vacina contra a malária. Aplicada em 36 voluntários saudáveis, a fórmula induziu a produção de anticorpos contra a doença, os quais se mostraram capazes de atacar o parasita Plasmodium falciparum.

A vacina produz uma resposta contra a MSP-3, uma proteína que se posiciona na superfície do plasmódio na fase em que ele invade as células do sangue. Os cientistas produziram essa proteína em laboratório e uniram a ela substâncias responsáveis por ativar o sistema de defesa do organismo contra invasores.

Cerca de 60% dos indivíduos que receberam três doses da vacina geraram anticorpos contra a MSP-3. Para verificar se isso lhes daria imunidade contra o parasita, os pesquisadores extraíram os anticorpos do sangue deles e o incubaram junto com o P. falciparum. Depois, com a intenção de verificar se o mesmo aconteceria num organismo vivo, eles infectaram camundongos com o plasmódio e aplicaram neles os anticorpos dos vacinados. O resultado, em ambos os casos, foi a destruição dos parasitas.

Segundo Druilhe e seus colegas, trata-se do "primeiro teste clínico de uma vacina contra a malária a demonstrar claramente sua atividade contra o parasita". Os pesquisadores ainda precisam realizar mais duas fases de testes clínicos antes de confirmar a eficácia da fórmula. O estudo foi publicado on-line no periódico científico de livre acesso "PLoS Medicine" (www.plosmedicine.org).

Leia mais
  • Bill Gates doa US$ 258 milhões para combate à malária

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a malária


    Envie esta páginaEnvie esta página

  • Notícias >