Voltar | Ajuda
     
     Em tempo real  
 Destaques
 Economia
 Educação
 Esportes
 Geral
 Mundo
 Política
 Ciência e Saúde
 Tecnologia e Internet
 Variedades


  VilaBOL
VilaBOL

 
Notícias >
 
Envie esta páginaEnvie esta página

Domingo, 13 de novembro de 2005 22h37
Diabetes causa sete em cada 10 amputações de perna
da Efe, em Genebra

Uma média de sete em cada dez amputações de perna se deve a diabetes, uma proporção que, de acordo com os especialistas, poderia ser reduzida em até 85% com mais controle, informação e melhor cuidado dos doentes.

Por ocasião da realização do Dia Internacional do Diabetes, na segunda-feira, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Federação Internacional de Diabetes (FID) lembraram neste domingo que o número de doentes no mundo todo, que ultrapassa os 170 milhões, dobrará em 2030 por causa da vida sedentária e das mudanças na dieta alimentar, fora o aumento da expectativa de vida.

Calcula-se que, a cada ano, são realizadas no mundo um milhão de amputações por causa do diabetes, segundo dados da FID, e 85% são precedidos de úlceras no pé.

No entanto, com bons cuidados com os pés e uma educação adequada seria possível reduzir entre 45% e 85% o número de amputações provocadas pelo diabetes.

O Dia Mundial do Diabetes se dedica este ano a transmitir a mensagem de que, com investimento relativamente pequeno, os Governos podem potencializar a educação e a prevenção para reduzir os índices de amputações.

O objetivo é alertar tanto os doentes como os profissionais da saúde para a necessidade de aumentar os esforços de prevenção, informação, observação e tratamento da doença.

Entre os países de maior renda, o tratamento das complicações nas extremidades inferiores derivadas da doença absorve entre 15 e 25% dos recursos reservados ao diabetes, afirmou a OMS.

O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 para aumentar a conscientização sobre a doença e chamar atenção da população para as causas, sintomas, complicações e o tratamento desta grave doença, em constante crescimento no mundo todo.

O diabetes é provocado pelo excesso do nível de açúcar no sangue devido a um mau funcionamento do pâncreas. Com o passar do tempo, um diabetes mal controlado pode produzir uma redução do fluxo sangüíneo e uma diminuição da sensibilidade nervosa.

Assim aumenta o risco de sofrer ferimentos, especialmente nos pés que, devido à circulação deficiente, são de lenta e difícil cura, com grande perigo de infecções.

As organizações médicas garantem que a causa mais comum de internação hospitalar de pessoas com diabetes são exatamente os problemas de pé.

Calcula-se que o custo direto de uma amputação associada ao pé diabético está entre US$ 30 mil e US$ 60 mil.

O diabetes é uma das doenças mais comuns no mundo desenvolvido, onde aparece entre as dez patologias que causam mais mortes.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre diabetes


    Envie esta páginaEnvie esta página

  • Notícias >