Voltar | Ajuda
     
     Em tempo real  
 Destaques
 Economia
 Educação
 Esportes
 Geral
 Mundo
 Política
 Ciência e Saúde
 Tecnologia e Internet
 Variedades


  VilaBOL
VilaBOL

 
Notícias >
 
Envie esta páginaEnvie esta página

Segunda-feira, 21 de novembro de 2005 09h40
Compra de óvulos para pesquisa científica gera polêmica
da Efe

A pesquisa com células-tronco de embriões humanos feita pelo cientista sul-coreano Hwang Woo-suk recebeu hoje um duro revés: um de seus colaboradores reconheceu ter pago a mulheres para obter óvulos.

O responsável pelo hospital MizMedi em Seul, Roh Sung-il, encarregado de prover óvulos à equipe de Hwang em 2002, admitiu em entrevista coletiva que entregou cerca de US$ 1.500 a cada uma das 16 mulheres doadoras.

No entanto, Roh insistiu em dizer que esta compensação foi feita sob sua responsabilidade, a título pessoal, sem a autorização prévia de Hwang.

Esta compra de óvulos não pode ser castigada pela Justiça sul-coreana, já que se fez antes do estabelecimento da lei sobre ética, que entrou em vigor em janeiro de 2005 e que proíbe esta prática.

"Era complicado conseguir doações de óvulos maduros em 2002 quando recebi os pedidos do professor Hwang para iniciar as pesquisas", disse Roh.

Além disso, ele disse que naquele momento não via outra alternativa e ressaltou que o fez com a esperança de que esta operação servisse para encontrar o remédio para doenças terminais que afetam a humanidade.

A polêmica que essas revelações geraram vem precedida de outra similar, após se descobrir na Coréia do Sul uma rede de compra de óvulos para mulheres estéreis através de foros de internet.

Leia mais
  • Cientistas criam cartilagem a partir de células-tronco
  • Ética encerra parceria científica de EUA e coreanos

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre células-tronco


    Envie esta páginaEnvie esta página

  • Notícias >