Voltar | Ajuda
     
     Em tempo real  
 Destaques
 Economia
 Educação
 Esportes
 Geral
 Mundo
 Política
 Ciência e Saúde
 Tecnologia e Internet
 Variedades


  VilaBOL
VilaBOL

 
Notícias >
 
Envie esta páginaEnvie esta página

Segunda-feira, 05 de dezembro de 2005 10h20
Cientistas provam relação entre estresse e doenças
da France Presse, em Sidney

Um grupo de pesquisadores australianos anunciou nesta segunda-feira ter provado, cientificamente, a relação entre o estresse emocional e o surgimento de doenças, entre elas o câncer.

O grupo do Instituto Garvan de Sydney descobriu que o hormônio neuropeptídio Y (NPY) que o corpo humano produz em situações de tensão mina o sistema imunológico e causa o surgimento de doenças.

"Durante os períodos de estresse, os nervos produzem muito NPY. Este hormônio vai até o sistema sangüíneo e inibe as células do sistema imunológico encarregadas de destruir os agentes patogênicos do corpo humano", explicaram os cientistas, que publicarão suas conclusões no "Journal of Experimental Medicine".

"Que o estresse provoca as doenças não será mais um mito, mas uma realidade que precisamos levar muito a sério", continuaram.

Herbert Herzog, um dos membros da equipe, disse que o hormônio NPY já é conhecido por afetar a pressão arterial e provocar problemas cardíacos, mas, segundo ele, descobrir seu impacto no sistema imunológico abre novas fronteiras para combater outras doenças.

"O melhor que se pode fazer para acabar com o estresse em nossas vidas é reorganizar nossa forma de viver, mudar nosso estilo de vida e usar métodos como ioga e relaxamento", completou.

Leia mais
  • Princípios de Gandhi ajudam nos conflitos da vida prática
  • Viagra pode diminuir estresse sobre o coração, diz estudo
  • Estresse por profissão é precoce
  • Médicos criam o termo "doença da pressa"

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre estresse


    Envie esta páginaEnvie esta página

  • Notícias >