Voltar | Ajuda
     
     Em tempo real  
 Destaques
 Economia
 Educação
 Esportes
 Geral
 Mundo
 Política
 Ciência e Saúde
 Tecnologia e Internet
 Variedades


  VilaBOL
VilaBOL

 
Notícias >
 
Envie esta páginaEnvie esta página

Sexta-feira, 23 de dezembro de 2005 10h33
Roche acerta acordo para produção de genérico do Tamiflu
da Efe

O laboratório Roche anunciou hoje a concessão de uma licença à empresa indiana Hetero Drugs para a produção do Oseltamivir, versão genérica do antigripal Tamiflu --remédio mais utilizado para o tratamento das pessoas afetadas pela gripe aviária.

O acordo entre as farmacêuticas permitirá que a Hetero Drugs forneça o remédio genérico às autoridades sanitárias da Índia e de outros países em desenvolvimento, ante a eventualidade de uma pandemia de gripe aviária em seres humanos.

A multinacional suíça conseguiu um acordo similar há duas semanas com o grupo farmacêutico chinês Xangai, que produzirá o Oseltamivir para seu mercado local.

À época, ele revelou que identificara 12 potenciais sócios para a produção do Tamiflu em grande escala.

O objetivo da Roche é conseguir acordos com farmacêuticas de várias regiões do mundo para criar uma rede de abastecimento mundial do Tamiflu e assim garantir que, em caso de uma pandemia de gripe, haverá capacidade de produção suficiente desse medicamento.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomendou aos países criar reservas de antivirais para enfrentar essa eventualidade. Após o anúncio, a Roche recebeu solicitações de abastecimento de 50 governos --a grande maioria de países desenvolvidos.

No entanto, uma equipe de médicos do Vietnã colocou em questão esta semana a eficácia do Tamiflu, após revelar que duas pessoas que tinham contraído o vírus da gripe aviária tratadas com este antiviral morreram após desenvolver uma resistência ao mesmo.

A farmacêutica helvécia assegurou que o acordo com a Hetero Drugs lhe permitirá reforçar a capacidade de abastecimento do Oseltamivir "em alguns dos países mais pobres", o que tornará possível antecipar algumas entregas e atender mais ordens.

Leia mais
  • Entenda como o vírus age no corpo humano
  • Vírus da gripe aviária pode sofrer mutação e causar pandemia

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre a gripe aviária
  • Veja mapa dos países atingidos pela gripe do frango
  • Leia o que já foi publicado sobre a gripe aviária


    Envie esta páginaEnvie esta página

  • Notícias >