Voltar | Ajuda
     
     Em tempo real  
 Destaques
 Economia
 Educação
 Esportes
 Geral
 Mundo
 Política
 Ciência e Saúde
 Tecnologia e Internet
 Variedades


  VilaBOL
VilaBOL

 
Notícias >
 
Envie esta páginaEnvie esta página

Quarta-feira, 08 de fevereiro de 2006 10h17
Cientistas descobrem nova forma para mapear DNA
da Efe, em Madri

Uma equipe de pesquisadores espanhóis descobriu uma nova forma de mapeamento do DNA, abrindo caminho para o desenvolvimento de novas terapias contra tumores, informou ontem em nota o CSIC (Conselho Superior de Pesquisas Científicas).

A equipe coordenada pelo pesquisador Miquel Coll publica hoje um artigo na revista "Angewandtle Chermie" no qual expõe que a união entre um remédio e o DNA permitirá desenvolver uma quarta geração de fármacos que atuam diretamente no DNA, acrescenta o comunicado.

Esse tratamento começou a ser desenvolvido nos anos 60, quando a estrutura de dupla hélice do material genético foi descoberta, permitindo assim combater diversas doenças infecciosas e o câncer.

No estudo, Coll utiliza um fármaco sintético --parecido com um tablete de chocolate-- colocado no DNA quando três hélices duplas se cruzam em um só ponto. Este fenômeno é observado em doenças como a distrofia miônica, o mal de Huntington e nos casos em que o material genético se duplica, como acontece durante o crescimento de tumores.

O fármaco é colocado em uma cavidade formada pelo entroncamento das três hélices, o que bloqueia o desenvolvimento do DNA "como se fosse uma barreira", explica o investigador espanhol na nota.

Este tipo de união é diferente das outras três conhecidas até o momento, que serviram de base para vários tipos de estudos terapêuticos aplicados habitualmente em tratamentos contra o câncer.

Leia mais
  • Pesquisadores fecham mapa genético de mais dois cromossomos do homem
  • Cientistas completam mapeamento genético da galinha

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre mapeamento genético


    Envie esta páginaEnvie esta página

  • Notícias >