Voltar | Ajuda
     
     Em tempo real  
 Destaques
 Economia
 Educação
 Esportes
 Geral
 Mundo
 Política
 Ciência e Saúde
 Tecnologia e Internet
 Variedades


  VilaBOL
VilaBOL

 
Notícias >
 
Envie esta páginaEnvie esta página

Quarta-feira, 08 de fevereiro de 2006 10h24
França autoriza pesquisa com embriões e células-tronco
da Efe, em Paris

Desde ontem, pesquisas com embriões e células-tronco são permitidas na França. Isso porque foi publicado no Diário Oficial um decreto relacionado a uma lei de agosto de 2004 sobre bioética.

Segundo o decreto, só podem ser utilizadas células congeladas, excedentes de clínicas francesas de fertilização in vitro, autorizadas pelos doadores.

A lei de 2004 já estabelecia que "pesquisas utilizando embriões são autorizadas quando não houver outro método alternativo de pesquisa que possa ser realizado, e que alcance o mesmo nível de eficácia comparável com o conhecimento científico existente".

Atualmente, há 120 mil embriões congelados nos centros franceses de assistência médica à reprodução, dos quais 40% são descartados e, portanto, poderiam ser direcionados para as pesquisas.

A Agência de Biomedicina francesa será responsável pelas autorizações, controle e andamento das pesquisas. Essa agência terá um "conselho de orientação" formado por especialistas, representantes do Parlamento e de outras associações e instituições.

A norma que está agora em vigor na França permite três situações onde é possível usar os embriões congelados para fins de pesquisa.

O primeiro caso é quando um casal que já possui família e não quer mais ter filhos doa os embriões, via um consentimento por escrito e sem receber compensação financeira.

O segundo caso é quando os embriões não podem mais ser implantados no útero. Neste caso, também é necessária uma autorização dos doadores permitindo a utilização das células.

Por último, é quando se trata de embriões com anomalia genética, detectada através de um diagnóstico anterior a uma implantação intra-uterina. A autorização dos doadores também é necessária neste caso.

Leia mais
  • Cientista sul-coreano pode ter desviado US$ 6 milhões
  • Célula-tronco detém diabetes 1 em teste

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre células-tronco


    Envie esta páginaEnvie esta página

  • Notícias >